Nota à imprensa – Medidas de segurança da intervenção nos presídios no período noturno

presidio

A Polícia Militar do Estado de Rondônia vem a público, por intermédio desta nota, esclarecer a sociedade rondoniense quanto aos serviços prestados pela operação da intervenção geral no Sistema Prisional da Capital no período noturno.

No decorrer da semana passada, foram tomadas providências operacionais, no sentido de reforçar o policiamento de fiscalização nas imediações das Unidades Prisionais. Tais medidas correspondem a feitura de bloqueio de vias na estrada da Penal próximo à Colônia Agrícola, bem como ao presídio 470. As medidas também consistem na ocupação de guaritas nos presídios Ênio Pinheiro, Urso Panda, Urso Branco e 470. Não se limitando somente a tais implementações operacionais, ao se chegar no período noturno, com o fim da jornada de trabalho, é realizada pela equipe interventora, uma ronda intramuros dos presídios, com propósito de fiscalizar as grades das celas respectivas. E no decorrer da noite, parte do efetivo policial tem adentrado nas Unidades Prisionais para o acompanhamento das atividades e rotinas noturnas.

Todo esse empenho, aliado ainda ao serviço dos agentes penitenciários de plantão, têm executado todos os trabalhos referentes a obediência de alvarás de soltura, bem como o atendimento de casos emergenciais de saúde dos internos.

presidio

Cabe ainda salientar que o presídio Vale do Guaporé, não está contemplado pelas ações diretas da Intervenção Geral, ou seja, não há efetivo policial militar rotineiramente empregado intramuros da respectiva Unidade, em obediência ao decreto governamental. Massificamos que tais medidas operacionais no período noturno foram adotadas no decorrer da semana que ora se finda, já colhendo resultados positivos com a apreensão de diversos materiais ilícitos, como celulares, serras e substâncias aparentando serem entorpecentes, devidamente embrulhados, que são abandonados por pessoas suspeitas embarcadas em veículos particulares que, temendo serem abordadas pelos pontos de bloqueio policial, se desfazem dos embrulhos.

Ressalta-se também, que   as áreas internas e externas das Unidades Prisionais, têm sido alvos de serviços gerais no tocante ao corte de vegetação alta, bem como, instalação de pontos de iluminação, para facilitar a fiscalização na parte noturna e aos arredores do sistema prisional.

Por fim, a Polícia Militar do Estado de Rondônia tem tomado todas as medidas dentro dos limites de competências consagradas pelo decreto governamental que instaurou a intervenção nos presídios.

Mauro Ronaldo Flôres Corrêa – Cel PM

Comandante Geral