Medidas de seguranças, com orientações que possam evitar ocorrências, como roubos, furtos, bem como outras precauções, foram reforçadas pelo chefe do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de Rondônia, capitão Alex Miranda, durante o programa Toda Manhã, exibido pela Redetv/RO na segunda-feira, ancorado pela jornalista Emili Sousa.
Dentre as orientações anunciadas pelo capitão Miranda, está os cuidados com notas falsificadas. As ocorrências do tipo são poucas, mas o alerta é necessário para que esse tipo de crime que sempre ocorre nessa época do ano seja evitado. Geralmente os golpistas procuram os comerciantes com notas de valor alto com o intuito de trocar as notas para obter dinheiro verdadeiro. “Por esse motivo, os comerciantes precisam ficar atentos a alguns detalhes das notas que o ajudarão a identificar se o dinheiro é falso ou verdadeiro. Tem as marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem ajudar na hora da dúvida. E se a dúvida permanecer a pessoa pode acionar a PM por meio do 190”, ressaltou o capitão Miranda.
Durante o programa, a jornalista Emili Sousa também chamou a atenção para outras orientações da Polícia Militar sobre segurança durante o carnaval. O capitão Miranda enfatizou que toda atenção deve ser mantida pela população, inclusive às pessoas que irão se ausentar de suas residências.
Uma das dicas importantes para quem vai sair é deixar as chaves com um vizinho de confiança ou alguém que possa passar sempre na casa. A regra apontada pela PM é de que quando se vai viajar, o ideal é que se deixe uma pessoa responsável pelo imóvel. Na ausência dessa possibilidade, a pessoa pode deixar alguém encarregado, por exemplo, de desligar as luzes, para que elas não fiquem ligadas 24h, e evitar que o imóvel fique 100% sem ninguém.
Outra orientação deixada pelo capitão Miranda é referente aos cuidados de segurança para os foliões que, segundo ressaltado, devem estar atentos quanto ao que levar para as festas, ou seja, apenas a quantia de dinheiro necessária, principalmente nas festas abertas e em locais de grande aglomeração. Também é preciso ficar atento quando for precisar usar o telefone celular. A PM orienta que o cidadão olhe em volta e se certifique que está em um lugar seguro para uso do aparelho.
Caso as pessoas levem crianças para os eventos, é aconselhável que se coloque um crachá de identificação em volta do pescoço, contendo o nome, sobrenome e número de telefone dos pais ou responsáveis.
Aos que vão consumir bebidas alcoólicas, a Polícia Militar orienta a não dirigir para que não ocorram acidentes de trânsito. Outra opção é ter um amigo que não vai ingerir bebida alcoólica para dirigir. Usar cintos de segurança em todos os ocupantes do veículo e não falar ao celular quando estiver dirigindo também são cuidados importantes.
O capitão Miranda encerrou a entrevista tranquilizando a população sobre o policiamento ostensivo e as ações que estão sendo desencadeadas nos presídios e operação carnaval que não sofrerão nenhuma alteração, fazendo cumprir as determinações do comando da Polícia Militar que apresentou todo o planejamento de segurança na última semana.
Jornalista: Paulo Ricardo Leal