No município de Jaru, as atividades da Patrulha Escolar neste ano de 2019, iniciaram dia dezenove (19/02) com visitas a cinco escolas dentre municipais e estaduais. A Patrulha Escolar do 8° Batalhão de Polícia Militar tem o objetivo de combater os índices de violência, às drogas e inibir crimes dentro e fora das escolas, com a finalidade de construir cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e direitos tendo condição de discernir sobre o seu papel na sociedade.
O atendimento às escolas se faz através de policiais capacitados, que agem única e exclusivamente nesta função e que uma vez inseridos neste contexto atuam: realizando patrulhamentos nos perímetros escolares; interagem com a comunidade escolar; atuam como conselheiros aos alunos na mediação e resolução de conflitos; realizam atendimentos dentro das escolas e em seus entornos (preventivas ou fundadas suspeitas) e ministram palestras sobre os mais diversos temas.
As atividades desenvolvidas pela Patrulha Escolar são de cunho preventivo e apenas 3% são de origem repressiva. Mesmo na atuação repressiva as ações da patrulha primam para uma maior integração entre as escolas, a polícia e família, no processo da resolução dos problemas (delito ou resolução de conflito), por meio de preparo diferenciado dos policiais militares que compõem este grupo.
Fonte: 8º BPM