A primeira etapa da operação “Paz no campo” iniciou dia 19 e teve duração de três dias. Além de prevenir que crimes aconteçam, o policiamento rural garante a pacificação em áreas de litígio agrário e reforça a busca pela segurança nas regiões mais remotas no Cone Sul do Estado. A Polícia Militar através do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), juntamente com policiais que já trabalham em grupamentos que atendem essas regiões, realizaram a primeira etapa da operação “Paz no Campo”.
Foram desencadeadas ações nas regiões entre Vilhena e Pimenta Bueno, passando também por Chupinguaia, Boa Esperança, Novo Plano e Corumbiara. Fazendas em situações de conflito agrário e acampamentos também foram vistoriados visando garantir a incolumidade física de acampados ou proprietários que reclamam a posse das áreas.
Além do patrulhamento rural em distritos e vilas desprovidas de assistência de segurança pública rotineira, as ações da operação “Paz no campo” objetivaram a repreensão ao consumo e tráfico de drogas e armas, bem como a prevenção para que conflitos armados na zona rural sejam evitados. Mais de 70 pessoas e veículos foram abordados, onde não foi constatado nenhuma irregularidade, sendo alcançado o objetivo preventivo da operação. A primeira etapa foi concluída sem registros de ocorrências.
Assessoria do 3º BPM