Voltado para a formação de profissionais que irão atuar em situações conflituosas e de alta complexidade, como as envolvendo reféns, sequestros e conflitos agrários e urbanos, o Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade, realizado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia, teve a conclusão da primeira semana, com instruções ministradas pelos oficiais tanto de Rondônia quanto de outros Estados.
As instruções estão sendo realizadas no mini auditório do IFRO campus Calama resultado de uma parceria firmada entre as duas instituições.
Denominada de semana 01, o Curso de Negociação Policial apresentou avaliação corrente das Matérias de Primeira Intervenção e Psicologia Aplicada. Sob a coordenação do Batalhão de Operações Policiais Especiais-BOPE, as instruções teóricas preparam os discentes para compreenderem o processo e as vertentes de uma crise, dando condições e preparando os alunos para as atividades práticas em caso de situações reais.
“Foi uma semana corrida com instruções de vários oficiais da PMRO bem como instrutores convidados. Dentre estes últimos agradecemos a presença dos oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná major PM Marco Antônio da Silva e capitão PM Luiz Fernando da Silva, ambos negociadores com prestígio e reconhecimento nacional e internacional” contou o coordenador do curso, capitão Pontes.
No último sábado, 23, o comandante geral da PMRO, coronel Mauro Ronaldo Flôres, juntamente com o comandante do BOPE, capitão Henrique fizeram a entrega dos certificados aos Instrutores do Paraná e também receberam algumas lembranças daqueles instrutores.
A previsão do término do curdo é para o dia 21 de março. Após a conclusão, os policiais militares estarão aptos a atuarem em situações de tentativas de suicídio, roubos com tomada de refém e rebeliões prisionais. A Polícia Militar de Rondônia destaca a parceria do comando da Polícia Militar do Paraná pela cedência dos excelentes oficiais que atuaram nas instruções na primeira semana do curso.
Jornalista Paulo Ricardo – fonte: capitão Miranda