Com objetivo de capacitar policiais ao exercício da atividade de negociação em situações de crises de natureza policial, tais como: vítimas ou reféns localizados, entre outros tipos de ocorrências, visando aumentar a capacidade de estudar e analisar cenários e aplicar as técnicas com precisão, a Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), estará desenvolvendo o primeiro Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade, cuja a aula inaugural será ministrada nesta segunda-feira, 18, no auditório do Tribunal de Contas, a partir das 9 horas.
Segundo o comandante do BOPE, capitão PM Paulo Henrique, o curso terá a duração de 32 dias, sendo ministrado por oficiais especialistas das Polícias Militares dos Estados de Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Paraná.
Participam da primeira edição do Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade oficiais e praças da Polícia Militar de Rondônia, delegados da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. A sequência das aulas teóricas serão ministradas na Unidade Integrada de Segurança Pública – UNISP/Sul.
SIMULAÇÕES
Além de aulas e palestras em sala de aula, os alunos do curso serão submetidos a diferentes tipos de situações com simulações práticas em ambiente externo, onde terão que lidar com determinadas ocorrências em que será exigido todo o conhecimento adquirido em sala de aula. A função do negociador é ser um elo para toda a atuação policial, ou seja, prestar suporte à negociação, e agir de forma técnica, para que os causadores do evento crítico desistam da ação.
Jornalista: Paulo Ricardo Leal
Apoio: cabo PM Edileusa