Diariamente o policial militar é submetido a situações desgastantes que colocam em risco a própria vida em cumprimento do dever de garantir a segurança da sociedade. Por esse motivo, a saúde mental do policial é de fundamental importância e o tema foi discutido durante uma palestra realizada na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro de Ensino da Polícia Militar de Rondônia, ministrada pela capitã PM PSIC RE Cláudia Cabral Costa.
A atividade consistiu em palestra ao efetivo orgânico da unidade escola, onde foram tratados temas relacionados a saúde mental do policial militar, importância dos cuidados com o desenvolvimento emocional, identificação de sinais preocupantes e direcionamentos possíveis em casos necessários, destacando a atuação das Formações Sanitárias no âmbito da corporação e do Centro de Valorização da Vida, acessado através do telefone 188, além de mídias sociais diversas.
A capitã Cláudia destacou a importância da programação anual de saúde mental, com definições de metas mensais para o alcance de objetivos específicos da vida do Policial Militar. Ela ressalta, ainda, a importância da avaliação ao final do ano acerca das metas estabelecidas, identificando pontos positivos ou negativos para o alcance das referidas metas.
A atividade encerra um ciclo de palestras ao efetivo do Centro de Ensino, tendo sido iniciada com as coordenações de cursos em andamento, a exemplo do Curso de Formação de Soldados PM, que conta com policiais oriundos de outras unidades da Capital à disposição para emprego na atividade de ensino.
Jornalista Paulo Ricardo Leal – Fonte (Centro de Ensino PM)