Polícia Militar de Rondônia

Em Ariquemes, PM desenvolve projetos que garantem maior segurança à sociedade

IMG 20190206 095518456

Um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança e ao mesmo tempo estreitar o relacionamento entre comunidade e Polícia Militar – consequentemente prevenir delitos e colaborar com o policiamento – é apontado como fator primordial de dois projetos desencadeados pela Polícia Militar de Rondônia, por meio do 7º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia – 7° BPM, em Ariquemes, denominados Vizinhança Segura e Cidade Segura.

Lançados na manhã de quarta-feira, 6, pelo 7º BPM, os projetos visam reduzir os índices de criminalidade, estreitar o relacionamento entre comunidade e Polícia Militar, e reforçar a segurança pública na área comercial de Ariquemes.

Segundo relata o comandante do 7° BPM, major Robinson Brancalhão da Silva, o projeto Vizinhança Segura, por exemplo, vem ao encontro com a base na filosofia de Polícia Comunitária, reforçando nos moradores a vigilância natural e ajuda mútua.

IMG 20190206 095518456

Em Ariquemes foi escolhido um bairro com base nos índices de criminalidade. Mediante a estes dados uma equipe de policiais militares visitou muitas residências e realizou entrevistas com questionamentos voltados a rotina, conhecimento da vizinhança, vítimas de crimes, entre outros temas. De acordo com a equipe 73 residências decidiram participar do projeto, cada uma receberá uma placa de identificação, a equipe também criou um grupo um aplicativo de conversa para fomentar nos moradores o cuidado com o outro e a vigilância natural.

Paralelo ao Vizinhança Segura, o 7º BPM também irá desenvolver o projeto Cidade Segura que tem como base o policiamento comunitário, visando reforçar a segurança pública na área comercial de Ariquemes.

“Nós realizamos um estudo, criamos rotas de policiamento comercial e para este tipo de policiamento estamos utilizando o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), que atua com a modalidade de policiamento em motocicletas, no qual uma das características é a capacidade de mobilidade mais rápida e diminuição do tempo de resposta. Para a efetivação do Cidade Segura contamos com o apoio de um policial militar, que veio voluntariamente, treinar a equipe, o apoio da ACIA que doou os equipamentos de segurança e do Detran com a cedência de mais motocicletas”, disse o comandante do 7º BPM.

Ambos os projetos foram enaltecidos pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mauro Ronaldo Flores Correa, que esteve presente ao lançamento. O comandante é categórico em afirmar que sobre os avanços conquistados pela Segurança Pública do Estado, sendo primordial em sua observação a importante integração da comunidade e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, ou seja, todos têm que estarem engajados para resultados positivos. “Acreditamos que com a participação da comunidade e da sociedade de Ariquemes, logo alcançaremos resultado positivos na questão da segurança”, destacou o comandante.

IMG 20190206 111125924

Idealizado pela Polícia Militar, os projetos foram destacados pela classe empresarial de Ariquemes. A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), por meio de seu presidente Francisco Hidalgo Farina, deixou claro o otimismo quanto às medidas que estarão sendo adotadas com todo o potencial que possa ser aplicado em todo Estado.

Representando o Ministério Público (MP), o titular da 5ª Promotoria de Ariquemes e Curador da Segurança da Comarca, promotor Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, expressou total apoio aos projetos. “Podem contar sempre com o comprometimento do MP nesta luta contra criminalidade, que não é fácil. Ariquemes, proporcionalmente falando, é uma das cidades mais violentas do Brasil, mas sabemos que aqui há pessoas valorosas e que querem lutar para mudar esta realidade”, frisou.

As autoridades presentes no evento parabenizaram o comando 7° BPM pela inciativa de implantação destes projetos. O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, enfatizou que a Sesdec está aberta para apoiar e desejou sucesso no desempenho dos projetos.

IMG 20190206 102722866 BURST001 1

 

Jornalista: Paulo Ricardo Leal – fonte e fotos: Comunicação do 7º BPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *