A questão da violência doméstica contra a mulher foi abordada na quinta-feira, 31, durante discussões ocorridas no Ministério Público de Rondônia com a presença do comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major PM Glauber Souto, juntamente com o Coordenador do CIOP e integrantes da Patrulha Maria da Penha.
A reunião abordou a pauta referente ao Panorama da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Estado de RO, onde diversas autoridades como representantes do MP, Tribunal de Contas, CREAS Mulher, SEAS, DEAM (PC), Rede Lilás, estiveram discutindo sobre pontos acerca do atendimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, bem como a fiscalização de Medida Protetiva de Urgência.
Durante a reunião foram divulgados dados estatísticos de 2018 e discutido pontos para melhorar esse atendimento que vai desde a ligação da vítima no 190 (CIOP) à fiscalização da Medida Protetiva de Urgência pela PMP.
O panorama faz uma análise de distintos indicadores, oferecendo uma atualização do cenário da violência contra as mulheres, bem como das ações governamentais que têm por objeto seu enfrentamento.