Novo comandante
O tenente coronel PM Cláudio Roberto Giffoni da Silva, nasceu em 18 de maio de 1970. É filho de Nilton Moreira da Silva e de Maria Isabel Giffoni da Silva. Natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como aspirante a oficial do Exercito Brasileiro no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR no Rio de Janeiro em 1989.
Participou do estágio de instrução no 57º Batalhão de Infantaria Motorizado e estagio preparatório de oficial temporário oficiais do Exército no CPOR. De 1991 a 1998 atuou como oficial temporário instrutor do curso de Infantaria CPOR- RJ. De 1998 a 1999 participou do curso especial de formação de oficiais da PMRO. Aspirante a oficial PM 1999. No ano de 2008 freqüentou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Principais funções ao longo de sua carreira foram:
Comandante do Pelotão de Trânsito no 2° BPM, comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 2º BPM, em Presidente Médici. Comandante da 1ª Companhia do 2º BPM em Ji-Paraná e da 1ª Companhia do 3º Batalhão em Vilhena.
Chefe da Agência de área de Inteligência do 2° BPM, da Regional do CRP II, entre outras. Possui Medalhas do Mérito Batalhão Mamoré, Casa Militar, Legislativo, do Trânsito, jubileu de 40 anos da PMRO, Jorge Teixeira de Oliveira, Dedicação Policial Militar, 2º Decênio, d. Pedro II, Forte do Principe da Beira, Policial Militar entre outras.
É casado com a senhora Cristiane Thomaz Gifoni da Silva, com quem tem dois filhos, Lucas Roberto Thomaz Gifoni da Silva e Amanda Thomaz Gifoni da Silva.
Tomada de emoção, mas com a certeza do dever cumprido, a capitã PM Haldenilza, disse que mesmo passando o Comando do Batalhão, permanece exercendo funções na Unidade. “Minhas palavras hoje, são de agradecimento aos parceiros da Polícia Militar. Aos oficiais que estiveram frente a tropa nesse período e em especial aos policiais militares do 6º BPM que desempenharam seu papel de modo aguerrido, combatendo a criminalidade no município que teve uma queda significativa principalmente no que diz respeito aos crimes de furto e roubo’.
Também disse eu este resultado positivo deve também a um trabalho de parceria desenvolvido junto a Polícia Civil, através da união de esforços entre Sevic, Núcleo de Inteligência, Patamo, radiopatrulhas, patrulhas escolaesr, Maria da Penha, Petran.
Ela ao final desejou sucesso ao tenente coronel PM Gifoni que assumiu o Batalhão.
ELOGIO DE OFICIAL PM
O Comandante Regional de Policiamento – I, no uso das atribuições que lhe são conferidas e, em conformidade com o Art. 87 do Decreto nº 13.255, de 13 de novembro de 2007 – Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia (RDPM),
RESOLVE:
Conceder ELOGIO à CAP PM Haldenilza Barbosa Costa, pelos relevantes serviços prestados ao 6º Batalhão de Policia Militar – Batalhão Mamoré – por ter acolhido o chamado do dever e enfrentado os desafios de comandar tão nobre e majestosa Unidade Operacional, cuja precocidade hierárquica, não a impediu de assumir a responsabilidade da missão que lhe foi confiada, fazendo-a merecedora da distinção que ora lhe é concedida, nos seguintes termos:
Instigado pela razão e dirigido pela justiça, evidencio nosso reconhecimento à nobre Oficial PM, cujas ordens e missões que lhe foram apresentadas, serviram de catalizador para transparecer sua peculiar forma de agir e exercer a direção dos serviços e atividades do dia-a-dia da unidade, donde sua percepção singular orientou a mediação das demandas excepcionais perante este escalão de comando, de forma a superar os óbices e dificuldades que foram surgindo durante o tempo em que esteve no fronte do Batalhão Mamoré, onde exerceu com muita dedicação, disciplina e profissionalismo a natureza dos trabalhos operacionais e administrativos.
Com isso, possibilitando adequada conjugação dos recursos na consecução dos fins colimados à segurança pública, evidenciando assim, qualidades profissionais dignas de meritório destaque perante aqueles a quem lhe foi dada a oportunidade de comandar.
Serenidade
Oficial PM de feição serena e cordial, mas, de firme propósito de ação, a CAP PM HALDENILZA, durante o efêmero período em que esteve na vanguarda do 6º BPM, conseguiu equacionar as deficiências com singular moderação, procurando ajustar os recursos aos fins demandados, de forma a articular ações capazes de suprir as condições que se lhe foram sendo impostas ao longo do tempo…servindo de referencial para instruir a condição atribuída á tropa, de forma a oferecer-lhe o discernimento e a firmeza necessária para consolidar o nível de confiabilidade da sociedade guajaramirense, diante dos trabalhos desenvolvidos pelos 6º Batalhão.
Assim, vejo que não obstante aos contratempos e desafios que marcaram sua passagem pelo comando do 6º BPM, projeto em perspectiva, destacado e valioso aprendizado que se incorpora à sua bagagem profissional e pessoal, cujo anseio de permanência, subjaz ao chamado de outras missões que lhe serão confiadas, marcando a incerteza de novos desafios que haverá de arrostar doravante, fazendo-te orbitar no tempo…sob a penumbra de um acaso que te fará sentir confiante e agradecido por ter tido a oportunidade de comandar esse guardião da segurança pública na linha de fronteira do Brasil com a Bolívia.
Convivência
Penso que o ímpeto de sua natureza, ocasionalmente confronte as tuas lembranças…cuja singularidade de vivência com cada subordinado e com cada dificuldade, possa robustecer teu ânimo de avançar…e, de forma silenciosa, marcar teu coração com um pouco daquilo que te propusestes a fazer, posto que, a inexorável marcha do tempo, certamente terá aprisionado um pouco de sua história…mas que continuará moldando as incongruências das jornadas que ainda virão…servindo de marco real para esculpir teu amadurecimento profissional para se lançar a novos desafios…
Em reserva, afirmo que as responsabilidades que assumimos no decorrer da vida policial miliar, sempre nos farão encontrar perspectivas que perpassarão por reveses…Contudo, hei de dizer-te que são imanentes à condição do nosso legado profissional. No entanto, espero que a órbita dos anos abasteça e renove o teu desejo de aprimoramento e conquista, cuja: disciplina, determinação, coragem e obstinação, elevem tua condição humana e te faça perquirir as questões que não consigas compreender…movendo tuas ações na direção daquilo em que acreditas, sobretudo, no legado atribuído à Polícia Militar.
Missões
Sei que a incerteza dos instantes…servirá de fiel para as missões que ainda haverão de te serem apresentadas e confiadas, vez que as limitações que nos são imanentes, pendulará na fronteira do incerto, mas que, valendo-se da capacidade e perspicácia necessária, farás coligir em favor da corporação policial militar, muitas e muitas realizações em benefício da sociedade a quem jurastes proteger com o sacrifício de tua própria vida. Pois, embora possas divisar um amanhã diverso…rogo a Deus que esteja na vanguarda de todas as tua ações, cujo manto da Fé e retidão possa nutrir a certeza de que estais partilhando com os que te forem pares e subordinados, aquilo que de melhor podes oferecer àqueles com quem convives, de modo a encontrar nos teus superiores o reconhecimento de mérito, tal qual o faço nessa oportunidade.
Que Deus continue a guia-la pela senda do existir…pois, amparada pelo respeito ao que não compreendes e guiada pelos ensinamentos e vivências de cada dia…alcançaras teu desiderato profissional, cuja proporção virá na exata medida do esforço e da dedicação que estais dispostas a empenhar no cumprimento das missões que ainda te serão confiadas, pois, servirão de contrapartida para continuares sendo reconhecida, donde o reconhecimento que ora vos faço, seja o penhor de honra e dignidade que possam orientar a profissão que escolhestes.
Nova missão
Desejo-lhe sucesso nas missões que lhe vão suceder…cujas quais, conjugo igual desejo de que Deus lhe conceda muita Saúde, Paz, Alegria e Prosperidade. E que no refúgio do lar que te abriga, encontre no seio família, a segurança e renovação física e espiritual necessárias para superar as adversidades dos dias que ainda estão porvir…
Felicidades, e que Deus lhe conceda muitas Bênçãos! (INDIVIDUAL).
Porto Velho – RO, 17 de Janeiro de 2019.
DRAYTON FLORÊNCIO DA SILVA – CEL QOPM
Comandante Regional de Policiamento – I
Secretário de Segurança, coronel PM José Hélio Pachá
Comandante Geral da PM coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa
Fotos soldado PM Jordan
Jornalista Lenilson Guedes