O 8º BPM implantou em seu policiamento em 2018 a Patrulha Escolar com os objetivos de combater às drogas, o alto índice de violência e inibir o cometimento de crimes, dentro e fora do ambiente escolar. Esse projeto tem alcançado num total de trinta e duas escolas, entre estaduais e municipais, na área urbana e rural que abrangem o limite correspondente à área da 1ª Cia POPM do 8º BPM/RO, tais quais: Jaru, Gov. Jorge Teixeira, Bom Jesus, Theobroma, Tarilândia, Santa Cruz, LH 617, LH 619, Palmares e Vila Cachoeirinha.
Empregada nos turnos matutino, vespertino e noturno, a patrulha escolar realizou palestras e orientou a classe estudantil no intuito de construir e desenvolver uma consciência cidadã, com o foco de resgatar os valores éticos e morais, mostrando qual é seu papel na sociedade, através do conhecimento de seus deveres e direitos.
Por mês, aproximadamente duzentos alunos participaram das palestras informativas, ministradas com os seguintes temas: Violência na Escola, Bullying, o Combate a Drogas,o uso de bebida alcoólica, o uso de cigarro, melhor forma de usar as redes sociais entre outros temas. Essas palestras têm a finalidade de transmitir informação, identificar, priorizar e resolver os problemas existentes cotidianamente no ambiente da escola.
Com a colaboração e participação da comunidade escolar ou corpo educacional (diretores, orientadores, professores…) a patrulha escolar tem conseguido reduzir o número de ocorrências mais graves dentro e fora das escolas, proporcionando uma melhor qualidade de vida à comunidade escolar, aprimorando a segurança e educação desenvolvidas nas escolas.
Fonte cabo PM Ágnes
Jornalista Lenilson Guedes