Em Buritis PROERD forma nova turma contra as drogas

eproerd4

Foram certificados 317 alunos dos 5° anos das escolas Sebastião Teodoro Bernardo Filho, Paulo Freire e Pedro Eugênio Marcílio, ambas escolas municipais. O curso foi aplicado pelo aluno a cabo PM Hemerson que desde 2011 aplica o PROERD nas escolas municipais, formando mais de quatro mil alunos nesse período.

O PROERD é uma adaptação brasileira do programa norte americano Drug Abuse Resistence Education- D.A.R.E, que foi implantado no país em 1992 pela polícia militar do Rio de Janeiro, e hoje é aplicado em todos os estados da federação.

O PROERD tem caráter social e preventivo e consiste em um esforço cooperativo entre as Polícias Militares, Escolas e as famílias, com o objetivo de dotar os jovens de conhecimentos e habilidades que os possibilitem viver longe das drogas e violência.

Durante as dez aulas ministradas em sala, eles receberam instruções de forma cativante, descontraída e lúdica sobre como resistir às pressões de diversos tipos, para que consumam drogas lícitas e ilícitas. Vale destacar que o programa tem se mostrado um excelente meio para reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção do mal chamado drogas que assola nossa sociedade.

Participaram do evento o Comandante da Companhia Independente de Policiamento Ostensivo capitão PM Alison de Souza Pesôa, Adelson Godinho, chefe de gabinete representando o prefeito Roni Irmãozinho, Alessandra Oliveira, coordenadora do Conselho Tutelar em Buritis, irmão Sérgio representando o deputado Adelino Folador, Rosineia de Oliveira diretora da escola Sebastião Teodoro Bernardo Filho, Ana Cláudia Pereira da Silva, vice-diretora da escola Pedro Eugênio Marcílio, Maria Aparecida Machado de Almeida Vargas diretora da escola Paulo Freire e presença do 1°tenente PM Valentim e Cabo Paulo César, instrutores do PROERD em Ariquemes. A formatura contou também com a ilustre presença do leão DARE, mascote do PROERD que fez a festa e encantou todos os formandos.

A professora Ana Cláudia elogiou o instrutor aluno a cabo PM Hemerson, bem como a instituição Polícia Militar, que ela descreveu como uma grande parceira das escolas e da sociedade.

O chefe de gabinete Adelson Godinho, falou do carinho que tem pela Polícia Militar e pelo trabalho social que ela presta através do PROERD e de outros programas; e finalizou sua fala dizendo que a prefeitura estará sempre de portas abertas para receber e fortalecer esses trabalhos. Finalizando a formatura o instrutor PROERD aluno a cabo PM Hemerson se dirigiu aos pais a quem agradeceu pela confiança no trabalho da Polícia Militar, e aos alunos foram reforçados alguns pontos importantes na formação do caráter e da personalidade que havia sido trabalhado em sala de aula.

Na sequência agradeceu a mesa de honra pela parceria e confiança e convidou a todos para encerrar a formatura cantando juntamente com os alunos e os pais a canção do PROERD, finalizando assim mais uma grande formatura.eproerd1eproerd2eproerd3eproerd5

Fonte e fotos tenente PM Dias

Jornalista Lenilson Guedes