Café da manhã com ex-comandantes e subcomandantes gerais, marca comemorações dos 43 anos da Polícia Militar de Rondônia

1J8A0109

Participaram do café manhã o coronel PM Ferro, coronel PM Cabral, coronel PM Marcos Braga, coronel PM Abreu, coronel PM Abimael, coronel PM Roberto, coronel PM Honorato, coronel PM Kisner, ex-subcomandantes gerais, coronel Lino, coronel PM Alcir, coronel PM Maciel, coronel PM Aquiles, coronel PM Aguiar, coronel PM Thomazoni, coronel PM Ataide, coronel PM Clairton.1J8A0025

O coronel PM Ronaldo apresentou os atuais gestores da Polícia Militar, sendo eles: coronel PM Rildo, subcomandante geral, coronel PM Pachá, chefe do Estado Maior, coronel PM Lessa, CPO – coordenadoria de Planejamento Operacional, coronel PM Ranilson, CPOF – Coordenador de Planejamento Orçamento e Finanças, coronel PM Figueiroa, chefe da Casa Militar, coronel PM Almeida, Corregedor Geral, coronel PM Alexandre, coordenador de Policiamento Especializado, coronel PM Frederico, Coordenador de Inteligência, coronel PM De Lima, coordenador de pessoal, coronel PM Drayton, CRP I – Comandante Regional de Policiamento I, coronel PM Carlos, coordenador de ensino e educação e coronel PM Jardel, Assessor Militar junto ao Ministério Público.

Ainda na estrutura da Instituição, temos o coronel PM Plínio, CRP II, em Ji-paraná, coronel Paulo André, CRP III em Vilhena e o tenente coronel PM Faria, CRP IV em Ariquemes, tenente coronel PM Marcos Freire, Ajudante Geral e o tenente coronel PM Padilha, diretor de Orçamento e Finanças.

“Agradecemos aos senhores que plantaram a paz, a sabedoria e deixaram uma Polícia Militar com homens e mulheres dignos de serem respeitados por toda sociedade”, disse o coronel PM Ronaldo, acrescentando que todos estão empenhados em continuar na mesma esteira, que ela seja uma Polícia exemplar e modelo para nosso pais.

Falando pelos demais ex-comandantes e ex-subcomandantes gerais o coronel PM Valnir Ferro de Sousa, o mais antigo hierarquicamente, disse que “nosso elo nunca se parte, não somos eternos, mas duradouro enquanto vida e é por isso que respeitando as idéias, os credos e valorizando os princípios básicos da hierarquia e disciplina, estaremos juntos consolidando cada vez mais nossa Polícia Militar de Rondônia”.1J8A0068

O coronel PM Ferro lembrou-se de fatos de seu comando. Lamentou alguns momentos de sua carreira, mas sempre pois em prática e em respeito à hierarquia, mesmo quando foi chamado para assumir o comando geral da PM. A um interlocutor que buscou nele o comandante geral da Corporação, à época, ele disse que “Nós, dentro da Polícia Militar, ainda temos o respeito àqueles que são mais antigos”, por isso, não aceitou, naquele momento ser o comandante geral.

O coronel PM Abreu, em sua fala conclamou a todos para que possa dar o “suporte legal ao novo governador eleito de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha. “Este é um momento em que temos que repassar nossas experiências e aconselhamentos para não errarmos, mostrando ao governador eleito os caminhos da verdade, da ética e da boa administração.1J8A0054

O presidente da Asof – Associação dos Oficiais Policiais Militares e Bombeiros Militares, coronel PM Lisboa, disse que vivemos hoje um momento ímpar na história da instituição e do Brasil temos um governador eleito, coronel da Polícia Militar de Rondônia, primeiro coronel PM eleito governador do Brasil.

“Conclamo a todos para juntar-se a nova administração do Estado que começa em janeiro de 2019. Porque a condição de militar foi que levou o coronel Marcos Rocha ao governo do Estado”. A população espera uma administração séria, com combate a toda ação nefasta aos cofres públicos porque ela acredita que os militares têm capacidade de combater este cancro chamado corrupção.

Um vídeo institucional elaborado pela DCOMS – Diretoria de Comunicação Social foi apresentado aos policiais militares oficiais da reserva remunerada mostrando a atual estrutura organizacional da Polícia Militar de Rondônia.

Reorganização da PMRO

Este ano, de acordo com o coronel PM Ronaldo, houve uma reestruturação do Quadro Organizacional da PM e desta forma, aumentou os números de vagas em todos os postos e graduações e os coronéis que eram 10, hoje são 16.

Nesta nova organização administrativa foram criados o Comando de Policiamento 4, em Ariquemes, e em Porto Velho, a Coordenadoria de Policiamento Especial, Coordenadoria de Educação, Coordenadoria de Pessoal, Coordenadoria de Atividades Sociais, Coordenadoria de Ensino, e os Batalhões de Choque, de Policiamento de Fronteira, de Operações Especiais, de Policiamento de Trânsito, de Aviação Operacional e Aéreo.

Ativados os Batalhões: 8º Batalhão na cidade de Jarú, 9º Batalhão na cidade de Porto Velho, 10º Batalhão em Rolim de Moura, 11º em São Miguel do Guaporé, e a Companhia Independente de Buritis. Além do 1º, em Porto Velho, 2º, Ji-Paraná, 3º, em Vilhena, 4º, em Cacoal, 5º, em Porto Velho, 6º, Guajará-Mirim, 7º, em Ariquemes, temos o BPA – Batalhão de Policiamento Ambiental.

O coronel PM Ronaldo também lembrou as ações e o trabalho desenvolvido pelo coronel PM RR Maltez “que nos deixou para o plano eterno esta semana”.

Tendo em vista residirem em outros estados, os demais ex-comandantes gerais e ex-subcomandantes gerais enviaram manifestação de carinho e apreço pelo convite, parabenizando ao coronel PM Ronaldo e ao coronel PM Rildo pela lembrança e a idéia de congregar a todos que estiveram comandando a corporação.1J8A00051J8A00131J8A00161J8A00231J8A00261J8A00281J8A00361J8A00371J8A00421J8A00431J8A00451J8A01071J8A0111

Foto cabo PM Raicinaluz Coeli

Jornalista Lenilson Guedes