Segundo diligenciado pelos policiais do Centro Integrado de Operações CIOP, várias pessoas estavam ligando no 190 informando que Edimilson estava emocionalmente perturbado, e fazendo vítimas por onde passava. Os transeuntes passaram a apontar para os policiais militares qual trajeto o suspeito adotou.
Foi identificado que o autor do crime estava em fuga em um FIAT UNO de cor AZUL. Rapidamente os policiais do 5° BPM realizaram o cerco do suspeito na seqüência homiziou-se em uma residência. A intenção da Polícia Militar seria de iniciar uma negociação, para garantir a vida do suspeito e aplicar a lei. Logo em seguida, em ato premeditado o suspeito partiu pra cima dos policiais com o facão na mão, os policiais militares reagiram e atingiram Edinei Ribeiro com disparos de arma de fogo.
Entre as vítimas, uma mulher de 26 anos veio a óbito, e outras 10 pessoas deram entrada em hospitais da capital.
A Polícia Militar de Rondônia lamenta o ocorrido. Informa que os policiais militares tentaram estabilizar a ocorrência, porém Edinei provocou a ação letal dos policiais. Esse comportamento é conhecido no gerenciamento de crise como “suicide by cop” que é quando um indivíduo mentalmente ou emocionalmente perturbado adota comportamento de ameaça real contra policiais, na intenção de ser morto.
Nossa corporação lamenta ainda pela morte de Marta Rodrigues Pereira, vítima dessa ocorrência inesperada.
Estamos em oração pela recuperação das demais vidas colocadas em risco e torcendo por uma breve recuperação de todos.
Comandante Geral coronel Ronaldo lamentou o fato
Dia triste para o nosso município e Estado, lamentamos profundamente pelo ocorrido, estamos em oração pelo pronto restabelecimento da saúde dos feridos. Nossos policiais envidaram esforços e usaram das técnicas de gerenciamento de crise e da negociação para preservar a vida do causador do evento crítico, no entanto não foi possível.
Parabenizo nossos bravos e valentes policiais militares que agiram com firmeza evitando mal ainda maior. Que Deus abençoe a todos, continue protegendo nossa população e em especial nossos policiais militares.
Fonte 5º BPM
Jornalista Lenilson Guedes