Também estão previstos, o anúncio da contratação de uma equipe de multiprofissionais voluntários para atender aos militares; e o lançamento do aplicativo Agente Cidadão, que objetiva conscientizar o cidadão para auxiliar os órgãos de segurança no trabalho de prevenção e combate à violência.
Daniel Pereira concederá entrevista coletiva à imprensa, às 9horas, para falar da importância dos decretos que preveem, entre outras medidas, a criação, ativação, transformação e nova denominação de órgãos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Entre os decretos, estão o de criação do 9º Batalhão da PM em Porto Velho, da Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (Cipo), em Buritis, do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (BPFron), Batalhão de Choque e Batalhão de Polícia de Aviação e Operação (Bavop); e os de transformação da Companhia Independente de Trânsito (CIA) em Batalhão Militar (BPTran-PM) e da Companhia de Operações Especiais (COE) em Batalhão de Polícia de Operações Especiais (Bope). Recentemente, foram criados o 10º BPM em Rolim de Moura e o 11º em são Miguel do Guaporé. Com isso, o total de batalhões no Estado aumenta de 8 para 15.
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec) mostram que medidas já colocadas em prática pelo governo de Rondônia, como o aumento do número de viaturas nas ruas de Porto Velho, de oito para 45, resultaram na redução de roubos e crimes de 70 para 40, entre maio e junho, na capital.
Entre as unidades a ser criadas na estrutura do Corpo de Bombeiros, estão o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), em Ariquemes.
Texto: Veronilda Lima
Jornalista Lenilson Guedes
Secom – Governo de Rondônia