Polícia Militar de Rondônia

Polícia Militar de Rondônia promove primeiro seminário e institucionaliza a Patrulha Maria da Penha

25

Ocorreu no dia (26), na cidade de Jí-Parana/RO, o primeiro seminário Patrulha Maria da Penha promovido pela Polícia Militar de Rondônia. Organizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, o evento teve por finalidade promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos voltados ao funcionamento da Patrulha Maria da Penha a fim de atender as vítimas de violência doméstica e contribuir com o processo de diminuição da vitimização destas.

 25

O tenente coronel Sena, comandante do 2º BPM, deu as boas vindas aos presentes. “Na condição de anfitrião do evento, venho externar a honra e alegria de poder recebê-los aqui em nossa casa. Poderíamos ter feito esse evento em um local maior, mas decidimos fazer aqui no auditório da Unidade para nos sertirmos mais à vontade. Desejamos a todos um ótimo seminário.” Disse o tenente coronel Sena.

O senhor Antônio Geraldo da Silva, Assessor parlamentar do deputado Airton Gurgacz, que é Presidente do conselho da mulher na Assembleia Legislativa – ALE/RO, destacou o trabalho da polícia militar frente à violência doméstica, por meio da patrulha Maria da Penha. E lembrou que o Dr. Fantini levou para o deputado Airton Gurgacz a ideia de implementar essa patrulha no estado de Rondônia. Que além da aprovação da efetivação da patrulha Maria da Penha, conseguiu recursos para a aquisição de uma viatura para dar suporte aos trabalhos na cidade de Jí-Paraná. 

18

Para a senhora Marli Rosa de Mendonça, Vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher, o semínário Patrulha Maria da Penha é um evento muito esperado pelo público feminino. “As mulheres lutam pra viver dignamente, com uma vida sem violência. Representando a OAB de Rondônia dentro do conselho estadual da mulher, assim que assumimos nosso mandato, com pouco menos de um ano, o projeto da Patrulha Maria da Penha sempre foi nossa prioridade. Conhecemos a Patrulha Maria da Penha do 5º BPM, no Espaço Alternativo na cidade de Porto Velho, e a partir de então, passamos a nos reunir com o comando da PM. Hoje, é muito gratificante estar aqui vendo que a PM já tomou esse passo importantíssimo, que é a capacitação de pessoas que vão estar à frente desse trabalho humanitário, dando atendimento digno às mulheres vítimas de violência doméstica.” Disse.

23

“Sinto-me privilegiado por fazer aquilo que eu gosto. Não me pesa o que eu faço, quando eu gosto. A Patrulha Maria da Penha está sendo destacada em seu primeiro ano de atividade efetiva na cidade de Jí-Paraná. Ninguém inventou a roda. Trouxemos uma excelente ideia da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. As boas ideias devem ser copiadas. E foi isso que fizemos. Plantamos a semente em solo fértil.” Disse o Doutor Fantini, Juíz da 2º Vara Criminal da cidade de Jí-Paraná.

10

“É uma imensa satisfação nos reunirmos hoje em Jí-Paraná para tratar sobre a Patrulha Maria da Penha. Poucos meses atrás, estavamos aqui numa visita institucional e conversamos com o doutor Fantini e o comando do 2º BPM, na qual combinamos um seminário alusivo à Patrulha Maria da Penha, que hora se efetiva.” Disse o coronel Ronaldo, Comandante Geral da PMRO. 

O comandante geral da PMRO aproveitou a oportunidade para apresentar os comandantes dos Batalhões presentes na solenidade ao doutor Fantini. “Aqui estão os comandantes de todos os batalhões de polícia militar das nossas cidades do estado de Rondônia, cujo objetivo, ao se concluir esta atividade, será regulamentar a Patrulha Maria da Penha na Polícia Militar de Rondônia para atuarmos com um modelo único de trabalho, padronizando os procedimentos.” Acrescentou.  

12

“Parabenizo o coronel Ronaldo pela iniciativa que estamos presenciando hoje, de tornar um projeto dessa magnitude, algo efetivo, que será implantado como uma de suas ações de comando. Temos que estar atentos às boas idéias, não só de outros estados, mas também as implementadas no interior do nosso. Não copiamos as coisas de forma indiscriminada. Embasamos de forma técnica as ideias por meio de adaptações para que possamos implementá-las com base nas características de nossa comunidade local.” Disse o coronel Jobim, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania.

Desenvolvimento do seminário

14

24

Após a solenidade de abertura do evento, o doutor Fantini deu início a um ciclo de palestras que se estendeu pela parte da manhã, incluindo troca de experiências práticas resultado da execução da Patrulha Maria da Penha das Unidades Operacionais da Polícia Militar. Na parte da tarde, dando continuidade aos trabalhos, foi ministrado palestras sobre a Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha; Perfil da vítima e agressor; Ciclo da violência; efeitos da violência doméstica para as vítimas e seus filhos; Psicologia voltada aos policiais que compõem as Patrulhas Maria da Penha, Habilidades e competências necessárias para o atendimento policial em casos de Maria da Penha, e por fim, características operacionais da Patrulha citada. Ambas ministradas respectivamente pelos oficiais: capitão Pontes, tenentes psicólogas Tatagiba e Benfica e tenente Sassamoto.

22

Após o ciclo de palestras, os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar/Unidade IV apresentaram encenações sobre os movimentos de luta da Mulher no decorrer da história, com cenas de violência doméstica envolvendo mulheres.

17

Ao final do seminário, o comandante geral da PMRO assinou a Resolução nº 219 de 26 de junho de 2018, que institui a Patrulha Maria da Penha – PMP, no âmbito da Polícia Militar do Estado de Rondônia, aprovando sua regulamentação e dando outras providências. E todos os participantes ganharam o certificado de participação. 

Estiveram presentes no evento, o Juiz de Direito da 2º Vara Criminal da cidade de Jí-Paraná/RO – Edewaldo Fantini Júnior, Coronel PM da Reserva Remunerada e Secretário de Segurança Pública do Estado de Rondônia – Ronimar vargas Jobim, Comandante Geral da PMRO – Coronel PM Ronaldo, Assessor Parlamentar do deputado Aiton Gurgac e Presidente do conselho da mulher na ALE-RO – Antônio Geraldo da Silva, Vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher – Marli Rosa de Mendonça, Promotora de Justiça do município de Presidente Médici/RO – Lurdes Helena Bosa, Subcomandante geral da PMRO – Coronel PM Rildo, Coordenadora do CREAS – Glécia Ranny, Especialista em Violência Doméstica e mestranda em psicologia – Elizete Gonçalves Braga, Coordenador Regional de Policiamento I – tenente coronel PM Drayton, Coordenador Regional de Policiamento II – Coronel PM Plínio, Coordenador Regional de Policiamento III – tenente coronel PM Iago, o capitão BM João Aparecido dos Santos, representando o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, demais oficiais, praças e pessoas da sociedade civil.

 2

3

,7

16

19

20

21

 Fotos cabo PM Raicina e soldado PM Edileusa

Jornalista LenilsonGuedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *