A sargento explicou que o curso do Proerd tem duração de três meses com aulas semanais e atende alunos de séries variadas. As aulas são ministradas de forma bem didática, levando em conta a idade dos alunos. Ao decorrer do curso, os alunos aprendem sobre os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas e como aprender a dizer não, caso alguém ofereça algo que não é legal para a sua vida. Os estudantes também aprendem noções de cidadania, pois de certa forma uma coisa está diretamente ligada a outra.
Se formaram nesta etapa 118 alunos do 5º ano e 150 estudantes do 7º ano, crianças e adolescentes com idade que variam de 08 à 16 anos. A polícia militar de Rondônia conta com 70 policiais capacitados para atuarem no Proerd em todo o estado. Porto Velho conta com nove policiais instrutores atuando no Programa Educacional de Resistência às Drogas.
O Proerd foi criado nos Estados Unidos da América (EUA) em 1983 e se espalhou rapidamente pelo mundo. Hoje o programa é desenvolvido em 56 países, inclusive no Brasil. Em Rondônia o programa foi implantado no ano de 2000. Além do curso que atende séries específicas, levando em conta a idade dos alunos, a polícia militar tem intensificado o trabalho de orientação aos demais alunos desenvolvendo palestras de como se prevenir contra as drogas.
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Soldado PM Edileusa
Jornalista Lenilson Guedes
Secom – Governo de Rondônia