Polícia Militar de Rondônia

5º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia é homenageado pela Assembleia em seus 25 anos de criação

medalha13

“Neste ano que se comemora o 25º aniversário, o 5º BPM possui razões sólidas para comemorar a data. Comprovadamente, o batalhão mantem as suas atribuições constitucionais, garantindo a segurança e a manutenção da paz social nas diversas localidades em que se faz presente”, declarou Léo Moraes. O parlamentar falou ainda que em alguns distritos, os policiais militares da Unidade foram percussores do Estado, demonstrando que a presença policial é a garantia da Justiça e da preservação do bem estar social, atendendo o maior número de habitantes de Porto Velho.medalha04

O chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, lembrou que foi um dos integrantes do 5º Batalhão em uma época em que os conflitos com o crime organizado eram mais acentuados e com isso, foi-se necessária a concepção de um grupo com mais treinamento para esta demanda, criando assim a Força Tática, sendo ele um dos criadores.

Para o coronel Pachá, mesmo com as leis atuais apresentando indícios para desmotivar o trabalho do policial, este não se abate e cumpre e, bem o que determina a legislação no trabalho fim de policiamento preventivo e ostensivo.

Comandante do 5º BPM

medalha07

Para o tenente coronel PM Rone Herton, comandante do Batalhão, apesar da grande área territorial e populacional de responsabilidade do batalhão e as leis, súmulas, decisões que favorecem ao criminoso dificultando a ação policial, mesmo assim, os policiais militares não desistem e trabalham com afinco com toda força e energia trazendo bons resultados, elevando cada vez mais nossa Corporação.

Com abnegação o PM do 5º Batalhão não teme uma reação contrária por parte dos marginais. Os policiais cumprem com lealdade e dentro das Leis, sem medo, suas missões embora certas vezes ao prender um criminoso, o ver mais uma vez na Rua, o deixa triste. Posso dizer que sinto muito orgulho de fazer parte deste Batalhão e hoje, mais ainda, pela homenagem do deputado Paulo Moraes. “Esta Medalha e placa são para todos os senhores integrantes do Batalhão Belmont”.

Ele falou ainda de projetos do Batalhão, como escolinha de futebol e outros e ainda gradeceu a emenda do parlamentar para atividades sociais do Belmont que serão desenvolvidas a partir do mês de agosto até o dia do aniversário em 14 de outubro. Nestas festividades estão programadas formatura e baile.

medalha08

Agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, o tenente coronel PM Marcos Freire disse que sua história dentro da Corporação sempre foi na área operacional. Os ensinamentos eu tiramos é que a Polícia |Militar, em regra ela é uma força que trabalha para pessoas que não reconhecem as nossas atividades até que precise. Aqueles policiais que dedicam suas vidas sem olhar para quem. Nunca vamos parar de trabalhar em prol de nossa sociedade. “É muito amor o que fazemos para pessoas que não conhecemos”.

medalha09

O subtenente PM Raimundo Soares do Nascimento, também agraciado com a Medalha, falou de suas atividades quando serviu no 5º Batalhão e hoje está no Núcleo de Policiamento Comunitário do 1º Batalhão sempre no atendimento as necessidades de populares e em especial da juventude. “vocês do quinto batalhão recebem meu respeitos e consideração. Parabéns a cada um dos senhores”.

medalha12

A aluna do CHOA – Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, sargento PM Heline Abreu Braga do Nascimento, sendo a primeira vez homenageada pela Assembleia, embora tenha as homenagens da Instituição disse que receber uma Medalha pela assembléia tem “um peso muito grande” esta Medalha não é só minha e sim daqueles que comigo trabalham e confiam em mim”. Temos um atual comando – coronel PM Ronaldo – que nos dá abertura necessária para    que possamos implemntar de forma mais legítima  o policiamento comunitário e quem está aqui não é a aluna oficial PM Braga e sim, todos os policiais militares do 5º Batalhão. “Ninguém define seu destino é você quem faz”.

medalha10

Já o soldado PM Rogério de Castro atribuiu seu sucesso para a conquista da Medalha aos colegas das Rps, “sem vocês a PM não funciona”.medalha05

O capitão BM Jesus de Sousa Castro representou o Corpo de Bombeiros e disse que em 1991 era dos integrante da PM, sendo um dos fundadores do 5º Batalhão e hoje se encontra com oficial do Corpo de Bombeiros, parabenizando a instituição a que serviu.

Medalha

O deputado Léo Moraes fez a entrega de Medalha de Mérito Legislativo a policiais militares que prestaram relevantes serviços ao Estado de Rondônia.

Foram agraciados com o reconhecimento o tenente coronel Rone Herton Dantas de Freitas, o tenente-coronel Marcos Cleiton Freire Lopes, a 1º sargento PM Heline Abreu Braga do Nascimento, o sargento Raimundo Soares do Nascimento e o e o soldado PM Rogério de Castro Escócio.

Histórico

No ano de 1993 a Policia Militar do estado de Rondônia modificaria os quadros, que até então eram definidos pelo Decreto n° 5970 de 14 de abril de 1987. Com a aprovação dos quadros de organização do Comando Metropolitano de Policiamento, tratou o Decreto n° 6046 de 11 de agosto de 1993 de criar o 5° Batalhão de Policia Militar do Estado de Rondônia.

Primeiro comandante

Coube ao Coronel PM João Marcos Braga, Comandante Geral, a escolha do Comandante da nova Unidade Operacional da Capital. As primeiras movimentações de oficiais vieram nos boletins n ° 0167 e 0177, passando a responder pelas funções de Comandante Major PM Wagner Wilson Moreira Borges, 1° Comandante do 5° BPM.

O atual Comandante do 5° Batalhão é o Tenente Coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas, que ocupa o topo do organograma, composto pelas três Companhias de Polimento Ostensivo, divisões Operacional e Administrativa, SJD, Núcleo de Inteligência, Pelotão de Comando e Serviço e Núcleo de Policia Comunitária.medalha03

A sede administrativa encontra-se em funcionamento, atualmente, no prédio da UNISP LESTE, na Av. Amazonas com José Amador dos Reis, no Bairro Escola de Policia.

Área de atuação

A priori, a Zona Sul e toda Zona Leste do Município de Porto Velho ficavam sob a responsabilidade do novo Batalhão. A Cidade estava em pleno desenvolvimento, poucas ruas eram asfaltadas e a iluminação publica bastante precária, contudo, os policiais militares pioneiros do 5° BPM não emudeciam. Já no 1º aniversario da Unidade a imprensa reconhecia a força e destemor do jovem Batalhão, sendo sua principal característica a força de vontade e a simplicidade de seus policiais na busca por mais identificação com público.

O Batalhão Belmont cresceu, foram criadas as 1ª e 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo. Vários grupamentos surgiram por conta da necessidade de atender as comunidades no eixo da BR 364, desde Nova Califórnia, passando por União Bandeirante, Triunfo e se estendendo até Itapuã do Oeste.

Atualmente, a estrutura operacional do Belmont é composta por três companhias, sendo a 1ª Companhia PO localizada na av. Amazonas com Guaporé, no Bairro Cuniã, tendo como área de atuação parte da região norte e leste da capital, e tem a responsabilidade de executar o Policiamento Especial através do Pelotão de Força Tática.

A 3ª Ccompanhia PO atua nas cidades de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste e nos distritos de União Bandeirantes, Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná e Triunfo. Estas duas últimas companhias estão instaladas no bairro Ulisses Guimarães.

Tipos de policiamento

O policiamento Ostensivo Geral é o tipo empregado pelo 5º BPM, para garantir a ordem pública e a paz social em sua área de atuação. Para isso, utiliza os processos de policiamento motorizado, policiamento a pé, com embarcação e com bicicleta.

O Batalhão Belmont também apresenta as modalidades de policiamento especial, tais como: Força Tática, Rural e de Policiamento Comunitário, este último com diversos projetos tais quais Patrulha Maria da Penha, Patrulhas dos Complexos Habitacionais, Turminha do Orgulho, Escolinhas de Futebol e Artes Marciais e outros.medalha01medalha03medalha06medalha11

Fotos cabo PM Raicinaluz Coeli

Jornalista Lenilson Guedes

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *