A Polícia Militar em Rolim de Moura deixa, a partir de então, de ser subordinada ao 4º BPM em Cacoal e passa a atuar como Batalhão, tendo a sua própria área de abrangência territorial e de atuação, aumentando as responsabilidades do comando do Batalhão com a ligação direta com o escalão superior.
Esteve presente na solenidade, o governador Daniel Pereira, o comandante Geral da PM, coronel Ronaldo, o secretário executivo do governo do Estado, capitão PM Marcelo, comandante da PM em Rolim de Moura, capitão PM Rodrigues, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura, Tenente Lauri, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, os deputados estaduais, Jean Oliveira e Cleiton Roque, o prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento, o delegado regional de Polícia Civil de Rolim de Moura, Alexandre Bacarini, policiais militares e demais autoridades civil e militar, além de empresários, familiares e a imprensa.
Histórico da criação da Polícia Militar em Rolim de Moura
No dia 12 de agosto de 1982, fora instalado um Destacamento de polícia militar, no então chamado Distrito de Rolim de Moura/RO, na época pertencente ao município de Cacoal/RO, tendo sido designado como primeiro comandante o sargento PM Gladstones Tavares Amorim.
No ano de 1985, por necessidade da localidade que se desenvolvia a passos largos, o então destacamento de Policia Militar passou a ser um Pelotão tendo como seu primeiro oficial comandante o tenentePM Elder Pereira Ramos, que permaneceu no comando por um período de dois anos.
No dia 01 de março de 1987, seguindo a marcha do desenvolvimento, com a necessidade de aumento do efetivo para atender a demanda local, o pelotão de polícia militar de Rolim de Moura, passou a ser denominado 4ª Companhia de Polícia Ostensiva, sendo subordinado ao 2º Batalhão de Policia Militar, com sede no município de Ji-Paraná, assumindo em sua subárea todos os municípios da região conhecida como Zona da Mata, sob o comando o 1º Ten PM Mário Adolfo Coterba que permaneceu na função até o ano de 1991.
Ainda no ano de 1991, sob o comando do então Cap. PM Sergio Jacinto, a 4ª Companhia de Policia Militar, deixa de ser subordinada ao 2º Batalhão de Polícia e volta a ser subordinada ao 4º Batalhão com sede em Cacoal/RO, passando a se denominar 2ª Companhia de Policia Militar do 4º Batalhão de Policia Militar.
No ano de 2014, a partir do decreto nº 19029, de 16 de julho daquele ano, seguindo uma política nacional de segurança publica, de priorização da faixa de fronteira do País, o quartel passa a ser denominado 4ª Companhia de Policia Ostensiva de Fronteira. Denominação que ostenta até a presente data.
A 4ª Companhia de Policiamento Ostensivo está sediada em Rolim de Moura/RO que é uma cidade com uma população média de 55 mil habitantes, sendo um polo comercial sendo considerada por isso como a capital da região da zona da mata por estar situada no eixo de acesso a vários municípios circunvizinhos.
A subárea da companhia nove localidades, sendo sete cidades e dois distritos, possuindo pelotões destacados nos municípios de Alta Floresta do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste, bem como grupos de polícia em Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Novo Horizonte, Santa Luzia do Oeste, Migrantinópolis e Nova Estrela.
A subárea da 4ª Companhia, inserida na área de abrangência da Amazônia Legal, corresponde a uma área total de 37.215,09 milhões de Km², se estendendo até os limites da fronteira com a Bolívia possuindo 177 Km de fronteira.
Segundo o (IBGE 2017), a estimativa da população total da subárea que compreende a 4ª Cia PO FRON é de 153.167 habitantes, e destes, até o ano de 2015, tinha uma população urbana de 57,1% e uma população rural de 42,9%.
Ao longo de todos estes anos, a Policia Militar do Estado de Rondônia esteve diuturnamente, voltada a segurança dos cidadãos residentes na região da Zona da Mata, primando por valores morais e determinações legais, representada por homens e mulheres, incansáveis, alguns já gozando de seu merecido descanso na reserva, que dedicaram e dedicam parte de sua vida na manutenção da ordem pública e defesa social aos quais se encontram representados por estes valorosos militares que se encontram em forma.
Fonte: secomciarolim
Soldado PM Pereira
Jornalista Lenilson Guedes