A missão aconteceu na região dos municípios de Cerejeiras, Cabixi, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Colorado do Oeste, Distritos Novo Colorado, Estrela de Rondônia, Planalto São Luiz, Vila Neide e Vitória Da União.
Os Policiais Militares Ambientais realizaram patrulhamentos, fiscalizações fluviais e terrestres com o objetivo de inibir e impedir a prática de crimes ambientais contra a Fauna e a Flora, tanto de maneira ostensiva, como repressiva.
Após denúncias, averiguações foram realizadas pela equipe da pesca predatória nos rios da região, como o Guaporé e o Escondido, ocasionando em flagrantes de pescados com tamanhos inferiores ao permitido para a captura.
A equipe foi munida com diversas imagens de satélite, as quais serviram de referência à realização de abordagens e averiguações em áreas desmatadas ou danificadas pelo uso do fogo.
Além disso, após fiscalizações em propriedades rurais, foram encontrados acampamentos e uma arma de fogo (espingarda calibre 28). As abordagens continuaram a caminhões, motocicletas e automóveis, que trafegavam em linhas (estradas rurais), no intuito de localizar/identificar infratores e criminosos que transportassem madeira provenientes de extração ilegal e caça.
Ao todo, nos 15 dias de missão, foram confeccionados 18 Boletins de Ocorrência Ambiental (BOA).
Assessoria do 3º BPM
Jornalista Sandra Belli