Operação Beatus: Policiais Militares do 3º BPM recapturam foragido da Justiça, apreendem armas de fogo e conduzem agentes que fizeram família refém em Vilhena

Beatus 05 Roubo com restrição de liberdade da vítima

Operação Beatus

A operação visa prevenir e reprimir a prática dos crimes que mais assolam a comunidade de nosso Estado, tais como roubos e furtos de pessoas e veículos, porte ilegal de armas, através de ações pontuais de comandos de abordagens e cumprimento de mandados de prisão.

O objetivo é saturar pontualmente os locais estratégicos robustecendo a estrutura de resposta ao crime, prendendo criminosos e inviabilizando o mercado de delitos. Tudo isso com a finalidade de proporcionar maior sensação de segurança da comunidade. Iniciada na semana passada, a operação não tem previsão de término.

Continuidade das ações

Apreensão de arma de uso restrito

No domingo (27) os policiais apreenderam um menor infrator acusado de roubo no bairro Cristo Rei. O infrator de 17 anos portava uma pistola calibre 45, de uso restrito, e tentou efetuar o roubo de uma motocicleta.

Recaptura de foragido

Durante abordagem em uma motoneta que trafegava na Avenida Rony de Castro com duas pessoas, na manhã da segunda-feira (28), foi realizada a consulta aos nomes dos abordados no sistema de mandados de prisão em que os militares constataram cinco mandados de prisão em desfavor de Eguinaldo D. C., que diante dos fatos recebeu voz de prisão, foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) onde foi realizado o exame de corpo de delito e posteriormente conduzido ao presídio Cone Sul.

Apreensão de envolvidos em roubo com restrição da liberdade das vítimas

Na manhã da terça-feira (29) uma senhora, que estava com o neto de três anos de idade, foi surpreendida por dois indivíduos – um deles armado com um revólver – que pularam a janela da casa e anunciaram o roubo.

Na sequência avó e neto foram obrigados ir para um cômodo da casa onde permaneceram por cerca de uma hora, sendo submetidos a torturas psicológicas e físicas. O marido da vítima, que é caminhoneiro, parou em casa para beber água quando viu um dos homens em posse do revólver apontado para a cabeça da esposa dele, ordenando que ele se deitasse no chão, negou-se e correu para a parte externa da residência, sendo alcançado pelos criminosos que o agrediram. Logo em seguida os homens fugiram do local em uma bicicleta, levando todos os documentos pessoais da vítima e vários objetos.

Os militares da Força Tática começaram diligências e encontraram, em uma quitinete, os autores do roubo sendo eles agente Lucas M. S., a mulher dele Flavia S. B. S., e um menor infrator que era quem ficava na residência com os objetos roubados para depois efetuar trocas.

Os conduzidos relataram que vieram da cidade de Juína, Mato Grosso, estão em Rondônia há alguns dias e que estavam desde o final de semana na quitinete em que foram encontrados. Afirmaram ainda que realizaram o roubo da terça-feira (29) na residência citada e também um roubo na segunda-feira (28) com características semelhantes.

No local foram encontrados diversos objetos produtos de roubo tais como bolsas, aparelhos celulares, notebooks juntamente com as respectivas fontes, relógios, pulseiras magnéticas, caixa porta-joias, bateria externa, tablets, caixas de som, furadeira, lanterna, anéis, gargantilhas, broche, alianças de cor dourada, portas alianças, pulseiras, e corrente de cor prata; além de uma porção de maconha, uma espingarda tipo garrucha calibre 36, um revólver calibre 38 e munições. Foi relatado pelos conduzidos que parte dos produtos foram adquiridos em “boca de fumo” e o restante era proveniente dos roubos praticados nos últimos dias.

Todos os envolvidos foram conduzidos para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). Durante o registro da ocorrência compareceu a vítima que teve a residência roubada na data de 28 de maio que reconheceu alguns objetos como sendo de propriedade dele.Beatus 04 Roubo com restrição de liberdade da vítimaBeatus 06 Roubo com restrição de liberdade da vítimaBeatus 07 Roubo com restrição de liberdade da vítima

Assessoria do 3º BPM

Jornalista Sandra Belli