Banda Agentes Mirins de Vilhena se destaca em concurso de Bandas e Fanfarras em Rolim de Moura

Banda Vha 01

Acompanhados do maestro 3º Sargento PM Elias Júlio da Silva Filho, do instrutor dos Agentes Mirins Cabo PM Eleson Câmara e da professora Daliane Barichello, os 24 jovens músicos treinaram cerca de um mês para participar do evento.

Ao todo disputaram 4 bandas: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, que foi representada pela banda musical Agentes Mirins, a qual alcançou o segundo lugar na categoria Bandas Musicais, pois a equipe da capital ficou na primeira colocação.

“A disciplina da banda, toda uniformizada e seguindo as ordens de comando despertou a atenção da imprensa e dos convidados. O reconhecimento desses jovens me faz sentir muito bem”, frisa o maestro Sargento Júlio – que também foi classificado em segundo lugar na categoria Maestro/ Regente.

Histórico da Banda

Idealizado pelo Capitão PM Cícero Rodrigues da Silva, na época Comandante da 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo do 3º BPM, hoje, Diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM V), o projeto Banda Musical Agente Mirim nasceu no ano de 2014.

O objetivo era formar uma Banda Mirim com adolescentes que entoassem canções militares e hinos nacionais nas formaturas do 3º BPM, bem como atender outras demandas a fim de firmar o civismo e patriotismo entre os jovens, surgindo assim a parceria entre a Associação Agente Mirim de Vilhena e o 3º Batalhão de Polícia Militar.

As condições iniciais não eram favoráveis, nao havia instrumentos e músicos instrutores para ensinar os jovens, até a chegada do 3º Sargento PM Júlio, o qual possui certo conhecimento no campo da música, e passou a atuar como maestro e regente.

A prefeitura municipal de Vilhena, através da Fundação Cultural, cedeu à Guarda Mirim instrumentos de sopro, e ainda em 2014, foram formados 12 agentes mirins músicos.

No ano de 2015, o projeto continuou e foram formados mais alguns músicos, dentre eles, o Sargento PM Galliotto que atuou como maestro e regente naquele ano.

Em 2016, com o retorno do Sargento Júlio para a regência e maestria da banda, a Associação Agente Mirim formou mais 13 músicos e recebeu do Poder Judiciário grande ajuda para a manutenção da banda, inclusive, a aquisiçao de novos instrumentos. Neste mesmo ano, a banda participou de um concurso em Jaci-Paraná e alcançaram a primeira classificação.Banda Vha 02

No ano de 2017, 10 alunos foram formados na IV Turma de Agentes Mirins Músicos, na presença de familiares, autoridades civis e militares, entre elas na época, estava o Coordenador Regional de Policiamento III e o atual Subcomandante Geral da PMRO, Coronel PM Rildo José Flôres.Banda Vha 03Banda Vha 04Banda Vha 05Banda Vha 06

Assessoria do 3º BPM

Jornalista Sandra Belli