rondon12

O Curso de Formação de Soldados – CFSD PM 2017/2018, mais conhecido como Curso Marechal Rondon, por meio do Diretório Acadêmico, patrocinou a vinda do Coronel Rondon, de Manaus-AM, para a cidade de Porto Velho-RO, com o intuito de homenageá-lo durante a formatura Militar da respectiva Atividade de Ensino.

-Esse foi o último ato do curso Marechal Rondon, para realmente concretizar e eternizar a identidade do curso. Reverência a nossa história e cultura, com identidade profunda, que jamais será esquecida, esse foi o CFSD PM 2017/2018, disse o Capitão Miranda, Coordenador do Curso.

Acrescentou ainda que tudo isso só foi possível graças ao trabalho do Capitão PM Jeferson, que conseguiu localizar o Coronel EB Rondon, como também ao Exército Brasileiro, por meio do General Viana que autorizou a vinda do Coronel para Rondônia, e principalmente pelo Coronel Rondon, que humildemente aceitou o convite.

“Foi a cereja do bolo. Agradecemos o apoio de todos que fizeram esse sonho se tornar realidade”.

Estadia do Coronel EB Rondon em Porto Velho -RO

Uma programação foi montada pela coordenação do CFSD PM 2017/2018 para bem recepcionar o Coronel Rondon. Pela manhã do dia 20 de abril, participou da Formatura Militar do curso Marechal Rondon, onde foi homenageado pela atividade de ensino, recebendo das mãos do governador Daniel Pereira, uma placa confeccionada pelo Diretório Acadêmico do CFSD PM 2017/2018.

Na oportunidade, o Coronel também recitou um poema em homenagem ao seu avô, Marechal Rondon, com o título Pagmejera, “O grande chefe”. Coronel Rondon se emocionou.rondon8

Após prestigiar a formatura, Coronel Rondon foi levado para conhecer o 1° BPM da PMRO, sendo recepcionado pelo Capitão Lourenço, representando o comando da Unidade, juntamente com os praças da administração. Na oportunidade, após um bom bate papo, Coronel Rondon foi agraciado com a medalha Mérito Batalhão Rondon pelo Capitão Lourenço.

“A ilustre presença do Coronel Rondon em nossa Unidade, é histórica e muito valorosa. O raro momento não podia passar em branco. A singela homenagem foi mais que merecida, e é muito pouco se comparado aos méritos de seu avô, que dá o nome deste nobre Batalhão”, observou o Capitão Lourenço.rondon7Em seguida, Coronel Rondon foi levado para um delicioso almoço no Casarão do Peixe, onde almoçou com integrantes da coordenação do Curso Marechal Rondon e teve a oportunidade em apreciar o prato típico catalogado no Estado de Rondônia, o famoso “Pirarucu Rondon”.rondon4

Após o almoço, não podia faltar uma excelente visita ao Memorial Rondon, situado no Santo Antônio. A história foi resgatada com o Cel Rondon, que comentou todos os registros do Memorial, sempre acompanhado pela coordenação do CFSD e pelo Sd EB Cunha, que abriu as portas do Memorial para o neto do Marechal Rondon.

“Fico muito feliz em ver esse Memorial tão bem cuidado e rico da história do velho Marechal Rondon. É importante que a população de Rondônia visite mais esse Memorial para conhecer um pouco mais da origem desse estado e dos feitos de meu avô.” Disse Coronel Rondon.rondon

E pra finalizar a estadia na cidade de Porto Velho, a noite, Coronel Rondon participou e abrilhantou o evento do baile de formatura do Curso Marechal Rondon.

“Meu agradecimento especial ao Coronel Rondon, que proporcionou um dia mágico para mim e para todos que participaram da organização e execução desse cronograma de atividades. Agradecemos ao incondicional apoio do comando do 1° BPM, 5° BEC, coordenação e Diretorio Acadêmico do CFSD PM, curso Marechal Rondon” disse o Capitão Miranda.rondon1rondon2rondon3rondon5rondon6rondon9rondon10rondon11

Foto CFSD

Jornalista Lenilson Guedes

1 comentário em “Neto do Marechal Rondon, coronel EB Rondon, visita Porto Velho para ser homenageado pelo CFSD PM 2017/2018”

1. Rogerio Salustiano

O neto do brilhante Marechal Rondon, foi comandante da Companhia em que servi no EB, durante o serviço obrigatório.
    Na época, o então Capitão Rondon não média esforço para bater pelada com os recrutas no campo mais humilde do batalhão, sem tratamento especial, onde levar faltas (de capitão a soldado raso) era praxe; e sem ressentimentos, nem tampouco desrespeito ao nosso comandante, tudo, terminava em discussões futebolísticas, brincadeiras e alegria.
    Ele era o único oficial que jogava com recrutas. Grande ser humano
    Cordiais saudações ao coronel e saudades do 4° BComEx