Polícia Militar de Rondônia

CTPM um ensino de excelência no Estado de Rondônia

CTPM 29

Para o Comandante Geral da PMRO coronel PM Ênedy Dias de Araújo, um dos trunfos é conseguir, por meio da disciplina, a motivação para o estudo contínuo e não apenas o “estudar para a prova”. Nossas instituições também mantêm um grupo de professores responsáveis por avaliar os alunos de forma personalizada e os que apresentam problemas de aprendizagem contam com reforço no contraturno.

Referência

Em 2017, o CTPM I – Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade I, em Porto Velho, conquistou o 1º lugar do Simulado promovido pela SEDUC das escolas públicas, sendo referência em ensino e pesquisa, onde teve um elevado número de aprovados nas Instituições Superiores em 2018.

Ano passado, o projeto Terceirão teve 98 estudantes e trabalhou com objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos vestibulandos com sucesso e aprovação. Destaques para o aluno Luis Neto, 1º Colocado do Curso de Direito da Unir pelas escolas públicas e Lara Rojas passou em três Universidades Federais.

O projeto Terceirão é considerado de grande importância para o aprimoramento e ensino aos alunos, sendo reconhecido novamente pelo Conselho Regional de Educação-CRE.

Além disso, foi premiado por ter se destacado no resultado do simulado com 29 bolsas de estudos da faculdade do Porto- FGV.

MotivaçãoCTPM 61

Segundo o coronel PM Lima, Diretor do Colégio Tiradentes I, os CTPMs tem trabalhado com a motivação e a capacitação dos profissionais e tem a certeza que os resultados alcançados trazem a confiança de que a educação dos Colégios Tiradentes tem sido motivo de sucesso e orgulho entre alunos, professores, policiais militares e todos os profissionais que se dedicam diariamente para garantir a qualidade do ensino.

A capitã e Diretora administrativa do colégio, Michelly Mendes, comentou que a instituição busca incentivar todas as atividades realizadas com destaque pelos alunos, assim como tem em suas conquistas vários troféus e medalhas de competições nacionais tanto do esporte quanto de tecnologia. “Um dos nossos destaques deste ano foram as vitórias dos alunos especiais nas paraolimpíadas nacionais”.

Eles superam as expectativas e conseguem representar Rondônia de forma muito positiva, provando que a educação deve ser agregada ao desenvolvimento dessas habilidades, conta a capitã.

O tenente coronel PM Lima saudou os concluintes e mostrou a importância de terem estudado em uma das melhores instituições de ensino de Rondônia, haja vista que o governador Confúcio Moura tem apoiado, incentivado e investido recursos na qualificação dos profissionais em busca da melhoria da qualidade do ensino.

Melhorias no Ensino

Para 2018, segundo o diretor do CTPM, o estabelecimento de ensino não irá realizar matrículas de estudantes de outras escolas, visto que o objetivo é reestruturar o organograma do CTPM e, com isso, dar um novo conceito de qualidade para a gestão escolar. A professora Irany Oliveira falou em nome do secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves, destacando o esforço que a atual gestão escolar realiza para elevar o nível do ensino e, com isso, fazer do CTPM Porto Velho o melhor estabelecimento de ensino de Rondônia.

CTPM II

“A comunidade tem que estar presente na escola. Temos que mudar nossa visão em relação ao ensino e aprendizado, abrir a nossa mente, ouvir outras pessoas, incluir novas práticas. A educação tradicional, a boa educação, cabe em qualquer lugar independente de ser escola militar ou não. O civismo ajuda na formação do indivíduo, faz parte dos valores que a gente tem que ter”, considera a tenente Ossuci, diretora do CTPM II, no distrito de Jaci-Paraná.

GovernadorCTPM 136

Para Confúcio, é fundamental derrubar a barreira entre Estado e Município. “Não tem isso de aluno da escola estadual e aluno da escola municipal. Temos que nos unir para fazer com que o aluno goste de estudar. Associe educação com música, com skate, com práticas esportivas, dança e poesia. Vamos despertar talentos”, afirma o governador.

A exemplo temos a aluna prodígio do 1° ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho, Geovana Dayse Candeia Palácio, 15 anos, foi classificada para a final da competição Modelo Internacional do Brasil (MIB), com simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Internationali Negotia.

Projetos

Geovana estuda no colégio desde o 5º ano, e desde então recebe o apoio da instituição para desenvolver a capacidade especial em projetos. “No 8° ano eu fui identificada pelos professores como uma aluna com altas habilidades. Fui encaminhada para fazer robótica na Escola Barão dos Solimões, onde existe uma sala de recursos. Lá eu fiz durante dois anos de robótica e resolvi sair e me dediquei às minhas pesquisas.

Tenho um projeto, que se chama “Investindo no capital humano – Altas habilidades”, para alunos que tem potencial dentro das escolas e tem o talento, mas não estão sendo desenvolvidos por falta de incentivo. Está sendo aplicado aqui na escola. O estado, a escola, a sociedade, só tem a lucrar com esse investimento”, diz.

Conquistas

A instituição busca incentivar todas as atividades realizadas com destaque pelos alunos, assim como tem em suas conquistas vários troféus e medalhas de competições nacionais tanto do esporte quanto de tecnologia. “Um dos nossos destaques deste ano foram as vitórias dos alunos especiais nas paraolimpíadas nacionais. Eles superam as expectativas e conseguem representar Rondônia de forma muito positiva, provando que a educação deve ser agregada ao desenvolvimento dessas habilidades”, conta a Diretora adm.

Outros exemplos são comuns nos CTPMs, como o caso dos três estudantes do ensino médio Ketlen Kozac (1º ano), Elielton Figueiredo Souza (2º ano) e Lúcia Gabriele de Andrade (3º ano) que participaram da competição (Olimpíada Rondoniense de Química, evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química) que visou incentivar, através do ensino de química, o direcionamento dos estudantes secundaristas para esta disciplina, descobrindo jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

Ensino de excelênciaCTPM JACI MEDALHA

Disse a professora de Química Ailnete Mário do Nascimento que um trabalho focado, com determinação e visando uma melhor qualidade de ensino não poderíamos obter outros resultados a não ser esses que os alunos vêm mostrando que são capazes e podem chegar onde desejar.

Não poderíamos deixar de citar os alunos, Débora Noemi de Souza Maia e Mateus do Carmo Braga, que ganharam o 3º lugar na categoria engenharia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em 2017 no estado do Pará, sendo eles credenciados à participar em 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP em São Paulo.

Mateus do Carmo Braga que é um dos grandes talentos da instituição, “muito disciplinado, tem foco, o céu é o limite para ele” comenta a diretora “estamos colhendo os frutos de um trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado por uma equipe extremamente competente e dedicada” completa.

Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar-CTPM, Unidade I, em Porto Velho, Geovana Dayse Palácio acompanhada da Monitora Conselheira soldado PM Peres participaram do MIB FINAL 2017 – Internationali Negotia, simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que ocorreu nos dias 11 a 14 de dezembro de 2017, Brasília.MIB

A aluna representou o país diante da situação proposta e simularam a convenção da ONU – Organização das Nações Unidades que ocorreu em 2003 onde países da união africana trabalharam para encontrar soluções pacíficas para a guerra que acontecia no país do Congo.

Diante das representações a escolha dos países era feita pela banca da Inter Brasil sendo assim, Geovana representou o país da Swazilândia a única monarquia africana e durante todos os dias de simulações usou o manto do rei Mswati III.

Modelo que deu certoCTPM 233

Visando dar maior alcance a população, o Governador Confúcio Moura acionou o coronel PM Ênedy, Comandante Geral da PMRO, para viabilizar o sistema compartilhado de administração de mais quatro escolas sendo elas: CTPM III em Ariquemes, CTPM IV em Ji Paraná, CTPM V em Vilhena e CTPM VII em Porto Velho que atendem cerca de 6.340 jovens, resgatando os valores morais, cívicos, aliados a disciplina militar, oferecendo um ensino digno e diferenciado, despertando o interesse de dezenas de pais a buscar vaga para seus filhos nessas escolas.

Esse sistema de ensino proporciona um futuro diferenciado a comunidade atendida. Isso é a Polícia Militar sendo um Instrumento de Paz, agindo preventivamente no foco dos problemas futuros.

Fonte e fotos Cecoms

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *