Em União Bandeirantes Comandante da PM se reúne com a comunidade

uniao

Projeto Rondônia Mais Segura, em que deve haver o envolvimento de todas as Secretarias, em parceria com a Segurança Pública e especialmente à Polícia Militar, a Instalação de Colégios Militares no Estado, – já são seis – programas de Atividades Sociais que a PM já desenvolve, a exemplo do PROERD e Polícia Militar Mirim, foram temas abordados pelo coronel PM Ênedy Dias de Araújo, em reunião no último sábado, 17, no distrito de União Bandeirantes, distante cerca de 160 km de Porto Velho.

A reunião com cerca de 200 pessoas, havia sido marcada pela comunidade através do delegado aposentado Moreira e os moradores Nelson, administrador do Distrito e Paulo, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, quando estiveram no mês de fevereiro no gabinete do Comandante Geral, em Porto Velho.

O Comandante geral da PM citou vários exemplos positivos entre a sociedade e a Polícia Militar, nas diversas Unidades em que trabalhou, citando exemplos de Ariquemes e Jarú. Segundo ele, a PM se faz presente em 84 localidades do Estado, todavia, ainda possui outros 30 locais que almejam que a Polícia Militar seja instalada, pois a cada dia surge uma nova comunidade no Estado.

O comandante geral buscou mais uma vez a participação da comunidade em parceria com a Polícia Militar, orientando os moradores a fazer o que a Lei determina, e desta forma, ajudando simultaneamente o serviço da PM.

Fale com o Comandante

O coronel Ênedy disse aos moradores que podem entrar em contato com ele, diretamente pelo “Fale com o Comandante, através do site da Corporação, www.pm.ro.gov.br. Este canal é um livre acesso dos moradores de União Bandeirantes, junto ao Comandante Geral.

Quanto aos veículos escolares que trafegam com excesso de alunos e outras irregularidades administrativas, o Comandante orientou a todos seguirem o caminho da Lei e explicou que já há uma determinação expedida pelo Ministério Público para que a PM em conjunto com a Ciretran proceda fiscalizações na frota escolar.

Os moradores

Uma preocupação do delegado Moreira é com a comunicação entre a população e a PM, “queremos que a chamada pelo 190 seja direcionada ao Grupamento local, pois desta forma, teremos uma presença rápida quando a Polícia for solicitada”. Outro morador, Paulo, mostrou-se solícito em ajudar à Polícia Militar na construção de um Quartel próprio, com condições para desempenhar suas atividades laborais. Paulo aproveitou para falar sobre o Projeto de Lei que tramita na câmara Federal, com vistas a emancipação do Distrito “passaria a ser de competência dos Estados da Federação, e isso, traria benefícios ao Distrito em questão”.

Estiveram presentes ainda o tenente coronel PM Frederico, Coordenador Regional de Policiamento I, o tenente coronel PM Herton, Comandante do 5º Batalhão, tenente PM Cardoso, Subcomandante da 3ª Companhia do 5º BPM, sargento PM Fabrício, Comandante do 3º Grupamento do 1º Pelotão da 3ª Companhia do 5º BPM.uniaouniao0uniao1uniao2uniao3uniao4uniao5uniao6uniao7uniao8uniao9uniaocapa

Fotos aluno a cabo PM Simplicio

Jornalista Lenilson Guedes