Ao Agradecer aos trabalhos que foram realizados na gestão do coronel PM Almeida, frente a CRP I, o Comandante Geral destacou que ele, o CRP I, reorganizou o serviço do CIOP com a chegada dos jovens do serviço administrativo voluntário. – Acompanhou e participou do planejamento e execução de mais de cem reintegrações de posse nesse período, todas realizadas com sucesso. – Apresentou a proposta de treinamento para o emprego e controle do armamento de baixa letalidade por eletrodos energizados. – Planejou e executou diversas operações integradas com apoio de órgãos externos, em especial as operações “CIRILO”, “PISTA LIMPA”, passagem da “TOCHA OLÍMPICA”, policiamentos nos carnavais, nos estádios e nas festas agropecuárias, todas com pleno êxito.
No elogio foi destacado que o coronel PM Almeida, como oficial do último posto da Corporação, não ficou trabalhando apenas no gabinete, ao contrário, esteve sempre presente nas principais atividades operacionais e administrativas das unidades subordinadas, onde destacamos inclusive suas viagens a Guajará Mirim e Nova Mamoré, além de todos os distritos, tendo papel fundamental na resolução dos conflitos e anseios das comunidades locais.
Como Coordenador exerceu com eficiência seu mister, essa palavra “coordenador”, lhe serviu como uma luva, pois soube como ninguém administrar toda carga de trabalho.Com seu conhecimento e dinamismo, manteve um excelente relacionamento com as autoridades civis e militares dos municípios de sua jurisdição, fato que contribuiu sobremaneira para o sucesso de tudo o que foi realizado neste período, em especial, sua estreita relação e proximidade com os integrantes do Ministério Público e Judiciário.
Leia discurso completo do coronel PM Almeida em sua despedida da CRP I
Na CRP-I, planejamos, fiscalizamos a execução da Operação visibilidade que iniciou com duas dezenas de pontos considerados de maior fluxo de veículos e pessoas, bem como de atendimento de ocorrências onde foram alocados policiais militares incialmente da hora extra trabalhada e ao final os que para completar a carga horária de serviço semanal, deveriam fazê-lo.
Esta operação, congregou os esforços da Unidades subordinadas, bem como o auxílio da folga da administração PM. A operação teve e como tem, grande resultado no aumento da sensação de segurança.
A fiscalização da participação da Polícia como um todo, foi sempre um ponto capital para a CRP-I que cobrava dia a dia a frequência em todas as Unidades subordinadas e não subordinadas, estas por meio do Subcomando da Corporação.
Na CRP-I, de acordo com seu discurso, foi vigilante e criterioso com as diversas escalas de serviço, tais como: CIOP, superior de dia, negociador e operação visibilidade e CPOC.
Contatos
Na CRP-I, realizou diversos contatos com a magistratura, promotorias e demais autoridades de sua extensa área de abrangência, buscando a resolução tanto na Capital quanto no interior do Estado, a fim de que a Polícia Militar pudesse ser um instrumento de paz.
Demais áreas
Na extensa área de fronteira do Batalhão Pérola do Mamoré, teve participação intensa nos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Nova Dimensão, Distritos de Abunã, Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e demais regiões fronteiriças, tais como: Ricardo Franco, Iata, Surpresa, Deolinda e demais regiões Ribeirinhas.
Durante o tempo na Coordenadoria,o coronel Almeida se preocupou em balancear entre as Unidades os efetivos, buscando otimizar o emprego do policial militar, com algumas transferências, sempre buscando a melhor qualificação para serviço.
CIOP
Acompanhou o certame do serviço PVSA, otimizando o atendimento do CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais e cobrando a contra partida nas Unidades operacionais do policial substituído da administração;
Na CRP-I, acompanhou e participou do planejamento nos anos de 2016 até a presente data em todas as Unidades subordinadas de quase 100 reintegrações de posse;
Na Coordenadoria realizou proposta de treinamento para emprego e controle do armamento de baixa letalidade por lançamento de eletrodos energizados, bem como conseguiu junto ao comando a distribuição para o 6º BPM na região de fronteira;
De fato
Como Coordenador, sempre buscou realizar prestação de contas para a comunidade em geral por meio da divulgação pela imprensa;
Buscou como Coordenador a realização de operações conjuntas congregando as Unidades Subordinadas e não subordinadas, bem como órgãos civis, a exemplo da operação conjunta noitada legal, a qual realizou a fiscalização em estabelecimentos de entretenimento nas cidades de Porto Velo, Candeias do Jamari e Guajará Mirim
Idealizou e nominou a operação conjunta denominada CIRILO, que significava plena autoridade, operação esta que contou com total apoio do Ministério Público do Estado. Tal operação visava coibir a entrada de adolescentes em casas noturnas com ofensa ao ECA. Bem como, combater a prostituição, lesões corporais, fornecimento de bebida alcoólicas e tráfico de drogas com crianças e adolescentes.
Enquanto CRP-I, buscou juntar diversos órgãos no combate ao crime como por exemplo delegacia especializada em crimes contra o consumidor, delegacias especializadas em fiscalização controle de hotéis e estabelecimentos de jogos e diversões, delegacias especializadas em apuração de atos infracionais, delegacia especializada em proteção à criança e aos adolescentes, Secretaria municipal de meio ambiente, secretaria municipal da fazenda geral, vigilância sanitária, conselhos tutelares etc..
Na Coordenadoria
Igualmente este Coordenador idealizou, nominou e executou a operação conjunta por nome pista limpa, que consistia no combate a poluição sonora, prostituição e usos de bebidas alcoólicas e drogas afins nas áres da av Mamoré com Calama e ainda na chamada pista do aeroporto, tal operação contou com o apoio além das subordinadas do núcleo de operações aéreas, polícia civil, secretaria municipal de transporte e demais órgão da prefeitura.
Enquanto Coordenador, buscou realizar visitas aos policiais militares enfermos, vítimas acidentes, vitimados em ocorrências policiais e enfermidades das mais diversas. Participou do planejamento representando a polícia militar na estada da Tocha Olímpica na Capital Porto Velho.
Acompanhou planejando e fiscalizando as operações no âmbito da CRP-I, tais como: policiamento em estádios, carnavais, atividades agropecuárias e demais situações. Ministrou palestras juto aos poderes legislativos e executivos dos municípios da área da CRP-I buscando realizar a prestação de contas da Polícia Militar para com a comunidade;
Fez o planejamento e a fiscalização da 1ª operação escola para implantação do TCO- Termo Circunstanciado de Ocorrências na Capital, o que resultou no estreitamento de laços junto ao poder judiciário;
Lançou o 1º policiamento com a aplicação da Diária Especial de Reforço ao Serviço (DERSO), onde guarnições tipo A, foram instruídas sobre a realização do TCO, fazendo a maior proteção da sociedade.
Curriculum do novo CRP I
Nome: FREDERICO CORREIA DE OLIVEIRA
Posto: Tenente Coronel do QOPM
Nascido em 18 de junho de 1968
Natural de Recife – Pernambuco
Filho de GERALDO DE OLIVEIRA SANTANA e LUZINETE CORREIA DE OLIVEIRA
Casado com a Sra. LIDIANE DE SOUZA SAMPAIO CORREIA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Administração de Empresas – 1992
Pós-graduação: Gestão de Segurança Pública na Sociedade Democrática – 2008
FORMAÇÃO MILITAR
. Curso de Formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro/CPOR – Recife/1988
. Curso de Adaptação de Oficiais/CADOF – PMRO/1994
. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/CAO – PMRO/2003
. Curso Superior de Bombeiro Militar/CSBM- CBMRO/2016
PRINCIPAIS CURSOS DE EXTENSÃO
. Ações Táticas Especiais/ASSAULT – PMMG/2001;
. Operações Táticas Avançadas/OTAv – Guardia Civil de España/Barcelona – 2002;
. Atirador de Elite/SNIPER – Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2004;
. Arrombador Tático/BREACHER – Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2006;
. Gerenciamento de crise/ Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2008;
. Polícia Comunitária/PMRO – 2009.
PRINCIPAIS COMENDAS RECEBIDAS
. Dedicação Policial Militar 1º e 2º decênios;
. Mérito Policial Militar;
. Mérito Forte do Príncipe da Beira;
. Mérito Dom Pedro II;
. Jubileu 40 anos PMRO;
. Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira;
. Mérito Batalhão Rondon;
. Mérito de Trânsito.
PRINCIPAIS FUNÇÕES EXERCIDAS NA PMRO
. Comandante da Companhia de Operações Especiais/COE – 2002 a 2004;
. Subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar/2009 a 2010;
. Subchefe da Casa Militar do Estado de Rondônia/ 2011;
. Diretor do Complexo de Correição/ 2013 a 2015;
. Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar/2015;
. Corregedor Geral Adjunto.
Fotos aluno a cabo PM Simplício
Jornalista Lenilson Guedes