Formatura
O nome da quarta turma de Agentes Mirins Músicos foi “Sandra Dorotéia Brasnieski”, em homenagem à voluntária que dedicou grande parte do seu tempo em ações aos Agentes Mirins.
O maestro e regente voluntário da Banda Agente Mirim e militar lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar, 3º Sargento PM Elias Júlio da Silva Filho, realizou concerto com os jovens músicos e com o pianista Felipe de Oliveira Nascimento, que se deslocou de Porto Velho especialmente para a apresentação.
Entre as músicas apresentadas, foram tocadas a Canção do Soldado, Amazing Grace, Noite Feliz e Final Countdown, que arrancou aplausos calorosos do público presente.
No evento as autoridades discursaram, foram realizadas homenagens aos voluntários da Associação Agente Mirim, entrega de Certificados de Conclusão do Curso Básico em Música aos formandos e apresentado um vídeo que resumiu a rotina dos jovens músicos no decorrer do ano de 2017.
“Agradecemos aqueles que nos apoiam e nos incentivam, alguns em especial ao Juiz de Direito Adriano Lima Toldo, Coronel PM Rildo José Flôres, Tenente Coronel PM Paulo André Santos de Souza, Capitão PM Carlos Estrela, Capitão PM Cícero Rodrigues da Silva, Vereador Carlos Suchi, e todos os pais e demais familiares que tem acompanhado, entendido a grandeza deste projeto e quantas vidas podem ser mudadas através da música”, ressalta o maestro Sargento Júlio.
O Comando do 3º BPM, além de ceder policiais para este trabalho, sempre dispõe de micro-ônibus, para o transporte dos agentes mirins em apresentações fora da cidade.
Histórico da Banda
Idealizado pelo então Capitão PM Cícero Rodrigues da Silva, na época Comandante da 1ª Cia Policiamento Ostensivo do 3º BPM e hoje Diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM V), o projeto Banda Agente Mirim, nasceu no ano de 2014.
O objetivo era formar uma Banda Mirim, com adolescentes, que entoassem canções militares e hinos nacionais nas formaturas do 3º BPM, bem como atender outras demandas a fim de firmar o civismo e patriotismo entre os jovens, foi então que surgiu a parceria entre a Associação Agente Mirim de Vilhena e o 3º Batalhão de Polícia Militar.
As condições iniciais não eram favoráveis, pois, além da falta de instrumentos, não havia quem ensinasse os jovens músicos, até que com a chegada do 3º Sargento PM Júlio, o qual possuía certo conhecimento no campo da música e atuou como maestro e regente.
A prefeitura municipal de Vilhena, através da Fundação Cultural, cedeu à Guarda Mirim instrumentos de sopro, sendo então formados 12 agentes mirins músicos ainda em 2014.
No ano de 2015 o projeto continuou e foram formados mais alguns músicos, tendo atuado como maestro e regente naquele ano o Sargento PM Galliotto.
No ano seguinte, com o retorno do Sargento Júlio para a regência e maestria da banda, a Associação Agente Mirim, formou mais 13 músicos.
Em 2016, a Guarda Mirim de Vilhena recebeu do Poder Judiciário, grande ajuda para a manutenção da banda mirim sendo, inclusive, adquiridos novos instrumentos.
Texto e fotos: Assessoria do 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista