Operação de combate a crimes ambientais
Militares da Polícia Ambiental de Vilhena receberam denúncias de crimes ambientais nas áreas de Reserva Legal no bloco dos assentamentos Zé Bentão e Marantã I e II, áreas pertencentes à antiga Fazenda Santa Elina.
Guarnição de Polícia Militar Ambiental, juntamente com guarnição do GOE, em operação de combate a crimes ambientais nas áreas de Chupinguaia e Corumbiara, e especificamente nas áreas de reserva em bloco dos assentamentos Zé Bentão e Marantã I e II, constataram que a área é alvo constante crimes ambientais, como desmatamentos. Quase toda área estava demarcada por invasores, inclusive com barracos construídos e vários rastros de motos, carros, tratores e quadriciclos.
Em diligencias no interior da reserva Zé Bentão, foram encontrados pelos policiais diversos pontos de desmatamentos recentes, local em que foi localizada uma máquina escavadeira hidráulica (PC), tambor com aproximadamente 50 litros de óleo e sacos com sementes.
Ao acompanharem o rastro da escavadeira, por um carreador, os militares observaram vários desmates feitos pela máquina pesada. No local não foi encontrado nenhum infrator, apenas dois blocos de nota de serviços e uma ficha de controle de horas máquina no interior da cabine da PC em que registra o trabalho do operador, com a discriminação de horas trabalhadas, nome do cliente e assinatura. Todos os dados serão investigados e, se comprovado o envolvimento dos nomes, serão responsabilizados pelos crimes ambientais.
Para que a escavadeira hidráulica não continuasse a ser usada para cometer desmatamentos na área de Reserva legal e para futuras investigações por parte da Polícia Judiciária, a máquina ficou depositada na Secretaria de Obras do município de Colorado do Oeste.
Texto e fotos: Assessoria do 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista