E representando o Estado de Rondônia diversos atletas irão em busca da consagração na capital federal, e para competir na modalidade Judô temos Ariele Martins dos Santos, que é aluna do Projeto Sou Mais Que Vencedor, que a iniciou no esporte e hoje a vê alçando voos mais altos na carreira. Atualmente, a esportista é aluna da escola João Bento da Costa, mas até o ano passado estudava na Escola Jesus Bulamarqui, que é assistida pelo Projeto e tem diversas escolinhas de esportes coletivos e individuais, dentre eles são ministradas aulas de judô por voluntários, que só recebem a gratificação de formar futuros esportistas profissionais ou mesmo cidadãos saudáveis.
A judoca Ariele tem 16 anos e é um exemplo muito positivo de que o trabalho da Polícia Militar de Rondônia, do 1º Batalhão da PMRO e do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) estão indo na direção correta ao oportunizar no contra turno de aula as escolinhas de esportes nas Escolas Jesus Bulamarqui, Osvaldo Piana, Vicente Salazar e Bela Vista, todas localizadas na periferia de Porto Velho.
Boa sorte à Ariele e que ela possa se consagrar ainda mais no esporte e na vida.
Projeto Sou Mais que Vencedor
Este projeto é o resultado do trabalho já realizado pelo NPC, sob o comando do ST PM Nascimento, e o Comando do 1º BPM, na figura do Maj PM Marcos Freire. Esse esforço em conjunto que hoje atende crianças de 4 Escolas, sendo a mais recente a Escola Vicente Salazar, é um trabalho que gera resultados imediatos na vida das crianças e famílias atendidas e a longo prazo com a diminuição da violência e formação de cidadãos. Atualmente o projeto possui escolinhas de futsal, judô, handebol, taekwondo, Jiu Jitsu, Karatê e aulas de violão também.
O subtenente PM Nascimento, Chefe do Núcleo de Polícia Comunitária (NPC) ressaltou a importância de se levar cidadania a elas e preencher o tempo livre que elas possuem dentro e fora das escolas para que elas se afastem o máximo possível do caminho do crime e das drogas. “Tirar essas crianças da situação de vulnerabilidade social só é possível se oportunizarmos meios para que não sejam seduzidas pelo mundo das drogas”. Ressaltou ainda que a prioridade não é formar grandes atletas, apesar de ser uma possibilidade muito palpável, materializada na figura da Arieli, mas sim formar cidadãos comprometidos com os estudos, os esportes, com a disciplina das artes marciais e jogos coletivos e os benefícios cognitivos de aprender a tocar um instrumento musical. Formar cidadãos é nossa meta precípua.
PMRO – Instrumento de Paz
Texto: Soldado PM César
Fotos: Soldado PM Reis
Jornalista Lenilson Guedes