No comando do BPA desde maio de 2016, o coronel PM Viana, conseguiu melhorar a instituição, com reformas estruturais nas instalações, reforma e pintura no Centro Temático de Educação Ambiental, ampliação do sistema de monitoramento, além da constante busca pela melhoria na qualificação pessoal de todo efetivo, através de cursos, civis e militares para a tropa. Após uma carreira militar brilhante, o Coronel PM Vianna transfere o comando do BPA, ao Capitão PM Washington, e ao mesmo tempo em que passa para a reserva remunerada, finalizando desta maneira sua vida na caserna.
Assume o comando do BPA, o Capitão PM Washington, oriundo do curso de soldado de 2002, ingressou como Oficial PM, em 2009 ascendendo funcionalmente ao posto de Capitão em 2014, possui especialização em Direitos Humanos e Segurança Publica, pela Universidade Federal de Rondônia em 2015, curso superior de Formação de Oficiais pela Academia da Bahia em 2009, curso superior em Direito pela Faculdade de Rondônia em 2006, além dos cursos militares, capacitação, qualificação e aperfeiçoamento, Progressão em Favelas, Gestão de Polícia Comunitária, Multiplicador de Ciclopatrulha, Motociclista Militar, Inteligência de Sinais, Produção do Conhecimento, Inteligência de Segurança Publica, dentre outros.
A solenidade foi presidida pelo Comandante Geral PM Coronel PM Enedy, além de contar com a presença de varias autoridades civis e militares, além de familiares, na oportunidade também foram entregues, as medalhas do Mérito do Batalhão Ambiental, a policiais e demais pessoas que prestaram e prestam valorosos serviços à Instituição.
“Vamos estruturar uma sala especial no Quartel do Comando Geral para recebermos nossos policiais militares da reserva remunerada que muito fizeram pela Corporação e por nossa sociedade”, anunciou o coronel PM Ênedy, na passagem de comando do BPA. O comandante destacou o trabalho especial dos policiais militares que visa preservar a Amazônia, uma luta inglória, lutamos contra muitos que querem destruí-la, mas continuaremos nossa missão de defender a Amazônia. Para ele a formatura passa a ser um dia histórico, um que termina sua jornada ( coronel PM Viana, foi passa a reserva remunerada) e outro que começa sua história (capitão PM Washington), neste Batalhão importante da Polícia Militar.
Medalha
Durante a solenidade foram agraciados com a Medalha do BPA, o coronel PM Ênedy, (foto) Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel PM Ranilson, chefe do Estado Maior Geral, o tenente coronel PM Carlos, Diretor de Pessoal da Polícia Militar e o tenente PM RR Uchack.
A Medalha de Mérito do Batalhão de Polícia Ambiental, criada no ano de 2017, tem por objetivo homenagear pessoas que, com afinco e dedicação, atuaram e atuam no apoio às ações do Batalhão de Polícia Ambiental e que contribuíram com a missão de proteger a Amazônia.
Capitão PM Washington à direita
CURRICULUM VITAE
NOME: WASHINGTON SOARES FRANCISCO
FILIAÇÃO: SILVINO JOSÉ FRANCISCO e MARIA MADALENA MORAIS SOARES
DATA DE NASCIMENTO: 15/01/1983
NATURALIDADE: CRISTINO CASTRO – PI
CARGO: CAPITÃO PM
INGRESSO NA PMRO: 20/12/2002
CURSOS MILITARES
1. CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PM – ACADEMIA DA BAHIA 2009
2. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS: CBM/RO 2017
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
1. BACHAREL EM DIREITO – 2006 Faculdade FARO;
CURSO EM NIVEL PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSO
- PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA – UNIR 2015;
- PÓS GRADUANDO EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA – IFRO
PRINCIPAIS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
2002 – Curso de Formação Básica PM – PMRO
2004 – Estágio de Motociclista Batedor – PMRO
2009 – Curso de Motociclista Militar – PRF
2011 – Curso de Multiplicador de Técnicas Policiais em dupla – PMRO
2011 – Curso de Gestor de Polícia Comunitária – SESDEC
2012 – Curso de Multiplicador Nacional de Polícia Comunitária – SENASP
2012 – Curso de Multiplicador de Ciclopatrulha – PMRO
2013 – Curso de Inteligência de Sinais – SENASP
2014 – Curso de Produção do Conhecimento – SENASP
2015 – Curso Internacional de Polícia Comunitária – KOBAN – SENASP
2017 – Curso de Mediador Policial – SESDEC/RO
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2002-2006: Cia de Trânsito
2009-2011: Comandante da 2ª Cia/5º BPM
2012: Coordenador do Curso de Formação de Sargentos
2012: Coordenador do Curso de Motociclista Militar
2013: Coordenador do Curso de Formação de Sargentos
2013: Coordenador do Curso de Multiplicador de Ciclopatrulha
2014: Centro de Inteligência – Contrainteligência e Subchefia
2015: Corregedoria Geral
2015: Chefe de Gabinete do Comando Geral
Elogio consignado pelo Sub Comandante Geral da PMRO ao coronel PM Ariostenes Viana de Azevedo
É com sentimento de justiça que faço referência elogiosa ao CEL PM RE 6159-7 Ariostenes Viana de Azevedo, por ter deixado o comando do Batalhão de Policia Ambiental e por sua transferência para a reserva remunerada.
Inicialmente, queremos destacar sua brilhante passagem pelo BPA. Ainda Tenente Coronel assumiu em 25 de maio de 2016 o comando da Unidade, com a missão de manter o elevado nome da unidade e bem cumprir todas as demandas operacionais e administrativas a Ela exigidas.
Com desenvoltura e dinamismo e com apoio de sua equipe, conseguiu intensificar a fiscalização do garimpo do Rio Madeira, retirando da área urbana da cidade todas as dragas que causavam um dano ambiental incalculável. Reforçou os quartéis de Vilhena e Ji-Paraná, dando mais capacidade operacional aos policiais e intensificou a fiscalização fluvial com a recuperação de várias embarcações. Ainda, destacamos a iluminação do campo de futebol da sede do BPA, restauração do CETEA, construção do lavador de viaturas, reforma e pintura geral das instalações da unidade, ampliação do número de câmeras de vigilância e capacitação em georeferenciamento para sua tropa.
Nesse breve resumo, conseguimos visualizar que o coronel PM Viana deixou sua marca no BPA, com um trabalho serio e competente, soube muito bem conduzir sua tropa e seguir as orientações do comando da Corporação.
Agora, de outro prisma, passamos a relatar sua trajetória na Policia Militar do Estado de Rondônia.
Oficial oriundo da arma de infantaria do Exercito Brasileiro, onde serviu por dois anos. Ingressou na PMRO no dia 06 de março de 1995, no Curso de Adaptação de Oficiais (CADOF-1995). Após sua formação, trabalhou no 1º BPM, 2º BPM, 5º BPM, 7º BPM, CRP-2 e CPO.
Sua passagem mais duradoura foi no 2º BPM, por onde serviu por 17 anos, passando pelos quarteis dos municípios de Ji Parana, Presidente Médice e São Miguel do Guaporé.
Suas principais funções foram: Comandante de companhia destacada, chefe de inteligência do 2º BPM, sub cmt do 2º BPM, cmt do 7º BPM e cmt do BPA.
Como especialista em policiamento em grande eventos, ao longo de sua carreira, contribuiu e aprimorou as ações da Policia Militar em praças desportivas e nos eventos de maior envergadura enfrentados pela Corporação.
Por sua brilhante carreira, foi promovido por merecimento aos postos de major e tenente coronel, demonstrando seu profissionalismo e o reconhecimento da Corporação por seu trabalho.
Ao analisar sua ficha funcional, encontramos 33 elogios consignados pelos seus comandantes, o que demonstra competência no desempenho de todas as missões cumpridas.
Ainda, foi agraciado com as seguintes comendas: Medalha do Mérito Policial Militar; Medalha Dedicação Policial Militar 1º e 2º Decênio; Medalha Imperador Dom Pedro II; Medalha do Mérito Forte Príncipe da Beira; Medalha do Jubileu 40 Anos da PMRO; Medalha Governador Jorge Teixeira de Oliveira; Medalha do Mérito de Trânsito da PMRO; Medalha Batalhão Rondon; Medalha do Mérito Ambiental.
Oficial disciplinado e disciplinador, com excelente relacionamento com a tropa e com as autoridades por onde passou, fez uma carreira brilhante, silenciosa, mas sólida, que culminou com a promoção ao posto de coronel PM no ano de 2017.
Ao Coronel Viana os agradecimentos do Estado de Rondônia e da Policia Militar por esses mais de 22 anos de serviços prestados em prol da sociedade rondoniense. Leve para sua casa o sentimento do dever cumprido, que sua vinda para Rondônia não foi em vão. Que sua juventude dedicada ao combate da criminalidade valeu a pena. Que fique em sua lembrança esse momento, como último ato como oficial da ativa e, todos aqueles que marcaram sua trajetória. Que Deus o abençoe e continue protegendo por onde quer que ande, juntamente com sua família. “Missão Cumprida”.
Clairton Pereira da Silva, Coronel PM
Subcomandante Geral da PMRO
Texto: Soldado PM Valdinei e Lenilson Guedes
Fotos: Sargento PM Wander e aluno a cabo PM Simplício
*
Jornalista Lenilson Guedes