Durante a visita, o coronel PM Ênedy conversou sobre a possibilidade de intercâmbios entre a PMRO e a GNR, nas áreas de treinamento de pessoal e uso de tecnologias nas atividades preventivas de Segurança Pública. O General Manuel Couto colocou-se a disposição para estudar a possibilidade de interação entre as Instituições Policiais, destacando que a facilidade da língua portuguesa favorece esta relação.
O chefe da divisão de planejamento estratégico e relações internacionais da GNR, Tenente Coronel João Carlos Marques Fonseca, ministrou uma palestra sobre a GNR, destacando suas atribuições e organização no território nacional,demonstrando como a GNR desenvolve suas atividades diárias.
Em seguida, foi visitado o Centro de Comando e Controle Operacional, onde foi apresentada a infraestrutura e os sistemas que são utilizados para monitorar os trabalhos realizados pela GNR.
Também foi realizada uma visita ao Museu da GNR, que permitiu percorrer toda a evolução histórica da GNR, responsável pela segurança em Portugal há mais de 216 anos, desde os primórdios da Guarda Real de Polícia até aos dias de hoje com a Guarda Nacional Republicana, que completou, em maio, 106 anos com a atual designação.
Finalizando a visita, o coronel PM Ênedy participou de um almoço com os oficiais da GNR, oportunidade que agradeceu a acolhida e a atenção dispensada a sua pessoa, fato que fortalece as relações institucionais.
Fotos: GNR
Jornalista Lenilson Guedes