O CAO BM/PM 2017 teve início no mês de maio e durou seis meses, na modalidade de Ensino à Distância, o curso finalizou com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade presencial, no final do mês de setembro.
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), visa o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para Oficiais intermediários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, habilitando o capitão para o exercício de cargos e desempenho de funções de capitão aperfeiçoado e de Oficial Superior, bem como garantir a promoção do oficial ao posto de major e tenente coronel.
Realizado por meio da ação integrada da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a plataforma de ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, o CAO 2017 contou com 29 capitães do estado do Rio Grande do Norte, cinco do estado do Acre, um do estado do Pará, além de 18 do CBMRO, 12 da PMRO, um da PCRO e um da POLITEC/RO como turma concluinte.
O Secretário de Segurança de Rondônia destacou em suas palavras que esse é o maior Curso que Rondônia oferece fora da sede. Segundo o secretário essa é uma idéia inovadora, porque Rondônia é um Estado muito pequeno e mesmo assim já é destaque nacional com esse novo conceito de ensino, que exige do profissional de Segurança Pública, visão estratégica para o devido enfrentamento. Visa estimular ao oficial que ele discuta o futuro. Não apenas da Instituição e pessoal, mas o futuro das gerações.
O estado do Rio Grande do Norte também realizou formatura de conclusão de curso para os seus oficiais. O comandante do CBMRN, Coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, foi um dos que destacou a parceria com a Secretaria de Segurança de Rondônia, que contribuiu para uma economia aos cofres públicos do RN, e garantiu de forma eficiente e no menor prazo, o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para os 30 oficiais intermediários da Corporação.
O comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Ênedy Araújo, destacou a importância do aperfeiçoamento dos capitães PM, oficiais intermediários que agora estão prontos para assumir postos e galgar promoções de major a coronel.
Na oportunidade, o Comandante Geral do CBMAC agraciou o coronel BM Chianca e ao capitão BM Jaime Fernandes com o Diploma da Ordem do Mérito Dom Pedro II, no Grau de Comendador com a respectiva Medalha. Foi entregue também ao capitão BM Wândrio Bandeira dos Anjos a Medalha de Mérito Intelectual, por ter obtido a primeira colocação do curso.
A formatura militar de conclusão do curso, aconteceu na última terça-feira (10.10), no auditório do Ministério Público do Trabalho de Rondônia, e contou com a presença do Secretário de Segurança de Rondônia, coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, do Comandante Geral do CBMRO, coronel BM Felipe Santiago Chianca Pimentel, do Comandante Geral da PMRO, coronel PM Ênedy Dias, do Comandante Geral do CBM do estado do Acre, coronel BM Roney Cunha da Conceição, Eliseu Muller Siqueira, Diretor Geral da PCRO e Girlei Veloso Marinho, Diretor Geral do Polícia Técnica de Rondônia.
Nesses seis meses, conseguimos ter profissionais mais preparados para exercer suas funções, com ampliação de conhecimentos profissionais, técnicos e humanísticos, indispensáveis ao planejamento, coordenação e controle do emprego das organizações, disse o Comandante Geral do CBM daquele estado.
Fotos Soldado PM Simplício
Jornalista Lenilson Guedes