Polícia Militar de Rondônia

1º BPM. Programa de Prestação de Serviço Voluntário na Polícia Militar

DSC04561

Para o Batalhão Rondon foram disponibilizados nove servidores civis, sendo duas mulheres e sete homens, que assumiram o serviço administrativo na sede principal, 1ª e  2ª Companhias. Eles cumprem um expediente que vai das 7h30 até às 13h30  totalizando 6 horas de serviço diários, de segunda a sexta-feira, totalizando 30 horas semanais.

Um dos objetivos do programa é propiciar aos jovens o exercício da cidadania, combinada a formação, o aperfeiçoamento e dar-lhes experiência profissional, e claramente uma renda mensal tencionando evitar seus envolvimentos com atividades antissociais.

Eles trazem uma nova dinâmica de trabalho para as unidades militares e, apesar da pouca idade, compensam com muita competência e ânimo, além de alguns já carregarem em seus currículos experiências trabalhistas anteriores, afirma o tenente  PM Vieira, chefe da Divisão Administrativa. “Alguns deles estão cursando faculdade e trazem uma bagagem de conhecimento muito proveitosa para o trabalho diário. Eles fazem parte de uma geração muito interativa e antenada com novas tecnologias e podem contribuir sobremaneira com uma modernização da atuação do serviço administrativo aqui do 1º BPM”.

Um dos exemplos positivos é o da Stephane de apenas 20 anos, futura acadêmica de medicina, que concilia trabalho e estudo. “O trabalho em si é muito bom e o ambiente é bem agradável, pois fomos muito bem recepcionados aqui pelos militares. É importante para eu ter a oportunidade de trabalhar e conciliar com meus estudos. ”

Como estão divididos em diversas unidades, eles podem exercer funções de atendimento ao público, protocolistas, telefonistas, videomonitoramento, manutenção em informática, entre outras.

Como forma de salvaguardá-los, eles atuarão exclusivamente na atividade meio e não estarão expostos ao serviço ordinário nas ruas como policiamentos em rádio patrulhas, por exemplo, pois não foram treinados para tanto. Outra medida adotada para que não sejam confundidos com Policiais Militares é o uso de uniforme diferenciado dos utilizados pelos militares. O contrato dos Prestadores Voluntários de Serviço Administrativo tem a validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

PMRO – Instrumento de Paz

Texto: Soldado PM César

Fotos: Soldado PM César

**

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *