A Guarda Mirim de Itapuã do Oeste surge como mais uma ferramenta de promoção de cidadania, através da qual jovens e crianças de idades entre dez e dezesseis anos receberão as mais variadas instruções de temas ligados à formação do cidadão. Inicialmente, são atendidas sessenta crianças da comunidade local que já almeja para os próximos anos a ampliação do número de alunos a guarda mirim. O prefeito de Itapuã, Moisés Cavalheiro, deixou claro o intuito de investir nesta ação para que se torne contínua e cada vez mais ampla.
Coronel PM Almeida, Coordenador Regional de Policiamento I, à direita
Parceria
O projeto da Guarda Mirim de Itapuã do Oeste é fruto da parceria firmada entre prefeitura do município, através da secretaria municipal de trabalho e assistência social – SEMTAS e a polícia militar, através do 5º BPM. Essa união de esforços ilustra uma das principais características da filosofia de polícia comunitária que é a participação da PM em conjunto com a comunidade na busca de soluções para as mazelas sociais, ressaltou o coordenador regional de policiamento – CRP I, coronel Almeida.
Um sonho que saiu da gaveta
A secretária de assistência social de Itapuã do Oeste, Rosiane Barbosa Araujo, tão logo assumiu a secretaria no início de 2017, teve ciência de que há anos havia essa iniciativa no papel, material compilado e fruto de pesquisa da coordenadora do centro de referência da assistência social – CRAS, Iraci Rodrigues. Contudo, mesmo diante da magnitude do projeto e da necessidade da comunidade, pouco ou nada fora feito para tornar real esse anseio.
“O dia de hoje é um momento histórico para a comunidade itapuense! Não mediremos esforços para sedimentar o projeto da guarda mirim de Itapuã do Oeste! A semente está plantada e, certamente, serão colhidos bons frutos desta ação”, afirmou a secretária Rosiane.
O deputado estadual, Leo Moraes, que de inicio já apoia essa ação, afirmou estar emocionado e orgulhoso de fazer parte dessa história de Itapuã do Oeste. É preciso investir nas crianças e jovens, e a família fazer o seu papel também. Um projeto como esse não tem objetivo de assumir a função da escola ou da família, mas sim ajudar na orientação desse processo de formação do cidadão e essa é uma escolha muito acertada da PM e da prefeitura municipal, concluiu o parlamentar.
“Semana Zero”
No último dia 25, segunda-feira, foi iniciada a “semana zero” da primeira turma de alunos da Guarda Mirim de Itapuã do Oeste. Esse é um período de adaptação através do qual as crianças e jovens começaram a entender a peculiaridades do projeto, sendo orientadas à mudança de comportamento para que, assim, prossigam tendo melhor rendimento no decorrer das instruções.
Primeiramente são feitos ajustes quanto às vestimentas, corte de cabelo, noções de ordem unida e civismo.
Para a grande parte dos alunos é uma mudança radical, pois deles começa a ser cobrado um tratamento diferenciado daquele que muitas vezes é vivenciado em seus lares. O respeito às diferenças e à pluralidade de ideias; princípios e valores morais; normas de boa conduta, dentre outros ensinamentos; além de uma visão de mundo onde é mostrado a eles que mesmo diante das adversidades todos podemos ser cidadãos de bem; é a premissa do que buscamos ensinar para nossos alunos, afirmou a chefe do Núcleo de Polícia Comunitária do Batalhão Belmont, sargento PM Braga.
Polícia Comunitária
O Batalhão Belmont já é conhecido por ser uma Unidade promotora de Polícia Comunitária, que ainda comandado pelo coronel Almeida iniciou um ciclo de ações sociais que tiveram prosseguimento após a Unidade ser passada ao Comando do tenente coronel Herton, em 2016.
Quando fomos procurados pela secretária Rosiane sabíamos das nossas limitações, principalmente de efetivo. Contudo, quando a comunidade se coloca pronta a participar das resoluções dos problemas que a assolam, não devemos medir esforços para atendê-la, disse o tenente coronel PM Herton.
Desta forma, através o nosso Núcleo de Polícia Comunitária, designamos o cabo Felinto para ser o Comandante da Guarda Mirim de Itapuã do Oeste que, nessa fase inicial, segue apoiado pelo nosso efetivo que também é envolvido em projetos sociais na capital, afirmou o Comandante do 5º batalhão, tenente coronel Herton.
Fotos e fonte 5º BPM
Jornalista Lenilson Guedes