O comandante geral fez uma retrospectiva dos comandos de Unidades Policiais Militares realizados pelo tenente coronel PM Alcântara. A começar quando passou o comando do 7º Batalhão ao então tenente coronel PM Ênedy. Depois como adjunto do CRP I – Coordenadoria Regional de Policiamento I “e sempre demonstrou compromisso e profissionalismo para as missões que lhes foram atribuídas”.
Ao major PM Marcos Freire que assumiu o Comando do Batalhão, desejou um bom trabalho e, segundo ele, o novo Comandante por sua trajetória profissional tem capacidade e condições de realizar um bom trabalho na Unidade histórica.
Coube ao Coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Alexandre Almeida conceder os elogios ao tenente coronel PM Alcântara e ao capitão PM Amorim que atuava como subcomandante do Batalhão e desempenhará novas funções no CRP I.
Em sua despedida o tenente coronel PM Alcântara citou seus soldados que se dedicam dia-a-dia na missão de atender da melhor maneira possíel ao reclamos da sociedade. “Se me perguntarem com quem servi responderei a plenos pulmões que servi ao lado de verdadeiros guerreiros. Diante da pergunta, posso dizer que combati tendo os companheiros/irmãos mais honrados que esta terra já viu”.
Foram agraciados com a Medalha Mérito Batalhão Rondon, o deputado estadual Léo Moraes, o coronel PM Barreiros, ex-comandante do Batalhão, o tenente coronel PM Abreu, os apresentares de TV e Rádio Rando Silva e Daniel Júnior que apresentam programa policial na rádio Rondônia e TV RedeTV Rondônia.
Leia o discurso completo do Comandante substituído.
Boa noite a todos.
Cumprimento as autoridades presentes …. e principalmente minha família que veio me prestigiar nesse dia tão importante.
Hoje me dirijo a vocês pela última vez como comandante do Batalhão, Batalhão esse que aprendi a amar e respeitar e onde dediquei o melhor de mim nesses últimos 31 meses. Dediquei mais do que meu trabalho, coloquei minha fé de que poderia tornar toda área de cobertura do Batalhão Rondon mais segura para se viver.
Ao chegar nessa nova casa me deparei com uma tropa que precisava de uma injeção de ânimo e principalmente de acreditar que seria possível fazer uma segurança pública mais efetiva, apesar das grandes dificuldades, é claro. E aqui, no berço da Polícia Militar do Estado de Rondonia, descobri de imediato que a unidade física era somente o papel de presente que abrigava uma jóia rara e muito preciosa: a tropa Rondon.
Como os desbravadores que aqui chegaram há mais de um século, vocês soldados, cabos, sargentos, subtenentes e oficiais são o que de melhor pode esperar um Comandante. E sei, agora no final da minha jornada, que meu maior legado não foi meu trabalho, mas os amigos que aqui cativei. Andar bem acompanhado é sempre o maior triunfo de um comandante e para tanto percebi que não estava à frente de comandados, mas sim ao lado de todos os militares que agora me chamam de amigo.
Sei que ninguém é perfeito, claro, mas nunca me esmerei em o ser. O que sempre coloquei como azimute em minha vida foi a força de vontade de ser melhor do que ontem, trabalhar duro hoje, para me tornar um ser humano melhor amanhã. E assim, dia após dia tentei ao máximo ouvir mais do que falar, observar mais do ser observado, e ajudar a brilhar que nasceu para isso.
Deixei brilhar estrelas especiais como o subtenente Nascimento, com projetos sociais que hoje são uma realidade e mudam todos os dias a vida de dezenas de crianças. Crianças essas que não darão trabalho à PM. Vi o trabalho sempre dedicado de oficiais como o tenente Nascimento, tenente Jacqson, tenente Cristiane, tenente Vieira, tenente Ribeiro, tenente Terres e capitão Loaurenço que nunca mediram esforços para o trabalho e me ajudaram no comando com a mesma visão e comprometimento com a excelência e o bem estar da tropa e da população.
Obrigado por toda dedicação e esmero no trabalho.
Ao meu lado no comando, estava o capitão PM Amorim que trouxe sua operacionalidade e visão tática para o treinamento e manutenção da moral da tropa, sem nunca deixar a desejar no serviço administrativo, deixando a carga mais leve para mim. Meu muito obrigado à dedicação e competência.
Ao meu lado caminhou a tropa do serviço administrativo, que mesmo reduzida em número se agigantou em resultados e fez com que nos tornássemos referência de eficiência e presteza. Ressalto, eles fizeram mais com muito menos, pois são os melhores dentre os melhores.
E, claramente, na fronte da batalha estão e estavam comigo os policiais militares das Rádio Patrulhas e Força Tática, que da mesma forma aguerrida, conseguem dia após dia conduzir heroicamente um trabalho que deveria ser de um efetivo muito maior. São menos do que realmente o serviço precisa, mas mesmo assim otimizam seu trabalho fazendo mais do que se espera deles.
Fazer o que é sua obrigação, nada mais é do que cumprir o que se é esperado de ti, mas ir além e fazer o que poucos fazem é mostrar que esperaram pouco de sua competência e vocês são muito maiores do que tudo isso. Obrigado bravos guerreiros.
Sinceramente quero evitar nomes para não ser injusto com alguém, mas quero lembrar do Sgt Jozias, já na reserva, que desde o início do meu trabalho me agraciou com sua competência e experiência à frente da Força Tática, que tinha o respeito da tropa que comandava e de deste comandante que lhe admirava. Senti também cada perda de vida de trabalhadores da segurança pública do Batalhão Rondon que nos deixou precocemente, mas que viverão eternamente em nossos corações. Obrigado a todos vocês e que Deus esteja com vocês onde estiverem.
Apesar de ter números que alçaram o Primeiro Batalhão como destaque absoluto no serviço policial do estado de Rondônia, não quero citá-los por achar que meu maior legado não pode ser traduzido por números ou tabelas, mas sim pelo sentimento que levo comigo e deixo no coração de cada um. Olho para trás e vejo centenas de trilhas de pegadas ao lado da minha… e isso era mais do que eu esperava, era o que um dia sonhei realizar. Sei que amanhã na jornada do primeiro batalhão estarão outras pegadas que não a minha, e eu, infelizmente não os terei caminhando ao meu lado, mas os levarei sempre como amigos no coração. Logo, a grandeza não consiste em recebe honras, mas em merecê-las, como disse Aristóteles.
Ouvi uma vez que na vida procuramos testemunhas dos nossos feitos, realizações, trabalhos e até erros, para que nossa história não passe em branco. Para que um dia sejamos lembrados por bons motivos e citados em rodas de conversa de forma carinhosa e que sabe até mesmo engraçada.
Uma singela lembrança ao Comandante Alcântara
Quero assim ser lembrados por vocês, pois sei que minha história não passou em branco e que me empenhei ao máximo para ser um dia lembrado da melhor forma possível. Hoje também, cito que tenho testemunhas especiais e que levarei ao meu lado até não caminhar mais. Obrigado aos meus filhos por me amarem e deixarem eu lhes amar. Obrigado também Andréia, minha noiva, por me fazer acreditar novamente no amor entre um homem e uma mulher.
Por fim, se me perguntarem com quem servi responderei a plenos pulmões que servi ao lado de verdadeiros guerreiros. Diante da pergunta, posso dizer que combati tendo os companheiros/irmãos mais horados que esta terra já viu. Obrigado a todos por serem testemunhas da minha vida, sei que não caminhei sozinho.
Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas, Antoine de Saint-Exupéry, e assim, vocês todos são responsáveis por terem me cativado e com vocês no coração agradeço por toda essa jornada.
Obrigado e fiquem com Deus
Tenente coronel PM Alcântara
*
Fotos soldado PM Edileuza
Jornalista Lenilson Guedes