Operação “Portal” em Vilhena tem participação do Comandante Geral da PMRO

portalcoletiva

Assim como ocorrem em outros Estados brasileiros, por solicitação do Governo do Estado de Rondônia, a coordenação da Operação Portal foi realizada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sob comando do General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira.

coletiva

De acordo com o Decreto Presidencial de 17 de janeiro de 2017, o Presidente da República autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem nas dependências dos estabelecimentos prisionais do país para realizar a detecção de materiais ilícitos e proibidos.

Operação Portal

portalcole

Juntamente com a 17 ª Brigada de Infantaria de Selva, operaram a Força Aérea Brasileira, o Ministério Público Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia, a Polícia Civil e a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia.

Foram utilizados durante a ação 44 viaturas, 9 detectores de minas, 2 detectores de equipamentos eletrônicos e 4 cães farejadores. Foram empregados para a missão 221 militares das Forças Armadas e 98 integrantes dos Órgãos de Segurança Pública e Agências Estaduais.

Materiais apreendidos

portalcol

Durante a Operação de Varredura foram apreendidos sete aparelhos celulares, seis carregadores de celular, cinco chips de celular, 23 pacotes de substâncias suspeitas de serem entorpecentes, um isqueiro, 115 instrumentos cortantes e 229 instrumentos perfurantes que poderiam ser utilizados como arma, dois pêndulos para drogas, 18 pacotes de fumo, 11 cachimbos improvisados para consumo de drogas, 13 barras de ferro, além de outros objetos proibidos dentro da Unidade Prisional.

Coletiva de Imprensa

portalcoletiv

General de Brigada Leal, ladeado pelo comandante geral da PM de Rondônia (d) e o comandante do 3º BPM tenente coronel PM Paulo André

A entrevista coletiva a imprensa  foi realizada às 16h30, no Tiro de Guerra 12-008 (Vilhena), a fim de esclarecer a Operação Portal à imprensa da cidade. Estiveram presentes representantes da  17 ª Brigada de Infantaria de Selva, Ministério Público Militar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Rondônia e Sejus.

O comandante geral da PM representando  o Secretário de Segurança Pública, Coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, disse que a Secretaria de Segurança Pública tem realizado diversas ações com trabalho integrado buscando aumentar a sensação de segurança e dar a resposta à sociedade.

“A principal finalidade dessas ações é mostrar a força do Estado e estamos fazendo isso em virtude de uma turbulência que tivemos no sistema penitenciário nacional no começo do ano, mas mostramos que a partir de agora estamos cada vez mais preparados e unidos integradamente para, se houver qualquer evento, possamos agir de imediato para dar uma resposta que seja necessária à situação”, explica Coronel PM Ênedy.

Questionado sobre os resultados o Comandante da Operação,  general de brigada Leal foi incisivo ao dizer que os resultados foram satisfatórios.”O chamado crime organizado em minha avaliação de organizado não tem nada. Organizados somos nós Poder Público. E esta Operação é uma prova disso em que você tem Forças Armadas, Forças Auxiliares, Secretarias de Estado e Governo de Rondônia. Isso é uma organização, nós somos muito superiores a eles. Independentemente das facções que tem o seu poder, se é que podemos chamar assim, não nos afeta e não nos compromete porque quanto mais fizerem, mais faremos. Isso é o dever do Estado”, conclui o General de Brigada.

Texto: Assessoria do 3º BPM

Fotos: Assessoria do 3º BPM e Comunicação Social da 17ª BDA INF SL (Exército Brasileiro)

Soldado PM Sandra Belli, Jornalista