O Corregedor Geral da Polícia Militar, coronel PM Vanderley da Costa, em suas palestras a tropa, enfatizou os seguintes assuntos: a hierarquia e disciplina, os valores essenciais para o desempenho das atividades dos policiais militares e a necessidade de autocorreção. Destacou a questão da perda da função pública decorrente de condenações por abuso de autoridade e tortura, ações regressivas em desfavor de policiais militares e improbidade administrativa.
Promotor Anderson, da Comarca de Ariquemes e oficiais da PMRO
Fez ainda observações sobre os fatos de tem gerado apuratórios com maior incidência e recomendações editadas pela Corregedoria Geral e pelo Comandante Geral, coronel PM Ênedy Dias de Araújo.
Ainda foram realizadas reuniões do Corregedor Geral com os Promotores de Justiça Edilberto Tabalipa e Anderson Batista de Oliveira da Promotoria de Justiça da Comarca de Ariquemes, com presença do tenente coronel PM Alexandre Faria Gonzaga, Comandante do 7º BPM, tenente coronel PM Áureo Cesar da Silva, subcomandante do 7º BPM , CAPITÃO PM Sérgio Ricardo Silva Almeida, Chefe da Carteira de Justiça e Disciplina da OPM e capitão PM José Carlos França dos Santos, Chefe do Departamento de Correição da Corregedoria Geral.
Com Promotores de Justiça Rodrigo Leventi Guimarães e Maira De Castro Coura Campanha da Promotoria de Justiça da Comarca de Buritis, reunião com presença do Comandante da Subunidade – 2º tenente PM Denilson Lima Gonçalves.
Também foi realizada na UNISP de Ariquemes, uma reunião e orientações a todos os oficiais da Unidade, afetos a disciplina e as diretrizes recentes baixadas pelo Comando Geral da Corporação.
Ao final de cada visita o Corregedor Geral, disse aos policiais militares que “o Comando da Corporação agradece pelo trabalho de dedicação e profissionalismo que todos têm demonstrado na condução desta árdua missão de bem servir e realizar o melhor policiamento ostensivo possível”, superando todas as adversidades da região, quais sejam: conflitos agrários, crimes ambientais, crimes dolosos contra a vida , dentre outros; bem como as nossas limitações logísticas em algumas localidades.
Busquem, disse ele, desempenhar com afinco suas atividades, não cometam nada que possam comprometer sua carreira, envergonhar seus familiares e denegrir a Corporação. Têm sido triste observar que apesar de todas as orientações, de todos os investimentos do Estado com as formações ou aperfeiçoamentos, há policiais militares que cometem transgressões disciplinares graves que ensejam suas exclusões/licenciamentos da Polícia Militar.
Tropa Buritis
Campo Novo
Para o coronel PM Costa é preciso que cada um “nunca esqueça que são exemplos a serem seguidos na comunidade, quanto a honestidade, correção de atitude e cumpridores das normas”.
Cujubim
Monte Negro
Fonte: Seção Administrativa da Corregedoria Geral
Fotos Corregedoria
Jornalista Lenilson Guedes