Polícia Militar de Rondônia

CTPM II em Jaci-Paraná ganha Centro de Ciência e Tecnologia

ctpmtodos

As instalações do Projeto serão em uma Escola privada em Mutum Paraná, próximo a Jaci-Paraná. Serão remodeladas para o funcionamento do Centro de Ciência e Tecnologia, que terá área total de 1.873,17 m. A idéia é instalar laboratórios de robótica, alimentos, ciências e informática avançada, onde as atividades já terão inicio juntamente com o ano letivo de 2018.

 “A proposta de criação do Centro de Ciência e Tecnologia e o nome escolhido pela diretora, tenente Ossuci, teve aprovação imediata do diretor-presidente Vitor Paranhos”, declarou Júlio Freitas. Ele disse que o trabalho de gestão feito no Colégio é de muita qualidade, e que procurou conhecer o trabalho feito tão logo chegou a Jaci-Paraná no começo do ano.ctpmemerson

A proposta foi muito bem acolhida e apoiada pelo grupo, e hoje nosso diretor-presidente visita a instituição, a qual ele acompanhou de perto todo processo de implantação das instalações do colégio, uma obra de compensação do grupo, e vem acompanhado o excelente trabalho de gestão que vem sendo realizado pela tenente a frente da instituição desde 2014, e os resultados que dispensam comentários.

Vitor Paranhos conheceu as dependências da instituição, alunos, funcionários, os projetos, didática e metodologia diferenciada aplicada na instituição, acompanhado pela Diretora, tenente Ossuci, Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Enêdy e o Secretário da Casa Civil, Emerson Castro. O diretor-presidente, ficou encantado com tudo que lhe foi apresentado, a organização da instituição, o zelo e riqueza de detalhes com que tudo é cuidado e tratado, a postura e motivação dos alunos da instituição.

 “Muito disciplinados com senso de pertencimento admirável, professores comprometidos e motivados a fazerem a diferença. Realmente,  a senhora conseguiu implantar aqui a escola dos sonhos, tão sonhada desde o inicio pelo governador, Confúcio Moura, e assim conhecida e chamada até hoje por nosso grupo”, disse o diretor.

A Escolha

Ele explicou que as 50 turbinas da usina de Jirau estão operando e, nesta fase, o empreendimento sai da compensação social para programa social. A escolha pela educação leva em conta não apenas o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido no  Colégio Tiradentes de Jaci, mas também porque  enxergamos a educação como um fator primordial de desenvolvimento e crescimento do individuo e conseqüentemente da comunidade onde ele está inserido,  “educação gera cultura, saúde e segurança pública e muitas outras coisas, queremos apoiar, ampliar, dar suporte as atividades aqui desenvolvidas, iremos, “a senhora irá conseguir realizar muito mais do que sonhou neste projeto tenente Ossuci”.

Emerson Castro, atual secretário chefe da Casa Civil, secretário de educação na época da inauguração da instituição, não poupou  elogios a gestora do CTPM-Jaci, tudo muito limpo, organizado, muita criatividade, destacando o envolvimento da equipe e dos alunos no crescimento e cuidado com a instituição, “há um clima de trabalho em equipe, com metas e objetivos claros, onde todos estão envolvidos, buscando um crescimento continuo, empenhados em mudar a realidade de uma comunidade pela educação, todos zelando pela instituição”. Segundo o secretario, tudo que observou lembra muito os modelos de escolas da Finlândia.

O Centro

ctpmossuci

Quanto ao Centro de Ciência e Tecnologia do CTPM-Jaci, Emerson afirmou que o governo do Estado de pronto já aprovou o projeto e agora está sendo concluído pelo Estado os aspectos legais da proposta de instrumento jurídico encaminhada por parte da ESBR, mas assim que estiver finalizado, o governo deverá assinar, “participaremos ativamente do projeto, estamos analisando a possibilidade de se utilizar recursos e parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero)” e também de fundos existentes na estrutura do Estado, bem como que seja acessado o Instituto de Matemática Aplicada do Rio de Janeiro para colaborar com propostas para o laboratório de matemática.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Enêdy, elogiou a iniciativa da gestora, sua capacidade em firmar parcerias bem sucedidas, bem como os excelentes resultados alcançados pela instituição, “graças ao sucesso do colégio Tiradentes de Jaci-Paraná, a rede de colégios militares foi expandida no Estado”. Para ele, foi um projeto que deu certo e já tem muitos frutos.

Elogiou a equipe de professores,  os alunos da instituição, onde se percebe nitidamente o quanto são disciplinados,  a instituição muito limpa, organizada, alunos e funcionários motivados,  “a Polícia Militar se orgulha muito do CTPM-Jaci , uma instituição modelo, onde a Ossuci conseguiu construir uma equipe vencedora, que mudou a realidade das crianças e adolescentes do distrito de Jaci-Paraná, e conseqüentemente da população como um todo do distrito.

Ao final, todos receberam buques de verduras produzidos na horta geométrica do colégio, um local também utilizado como laboratório para as aulas de ciência, matemática, química, biologia, educação alimentar e outras e o diretor-presidente do grupo ESBR, Vitor Paranhos foi presenteado com um quadro, da antiga ponte de ferro do distrito de Jaci-Paraná, pintado pela aluna do 3º ano Raquel Sheila. Todos deixaram a instituição maravilhados com tudo que viram e presenciaram.

O CTPM II

 

O Colégio Tiradentes da PM em Jaci-Paraná tem pouco mais de 800 alunos, da 6ª série ao 3° ano do ensino médio, e muitos, segundo a tenente Erika Ossuci, tem se destacado nacionalmente com seus projetos de ciência e tecnologia apresentados em várias feiras e congressos em nível nacional  e fora do Brasil.  “Recentemente tivemos o trabalho das alunas Samara e Ana Luiza, orientadas pelas professoras Socorro e Alinete apresentado na Colômbia e teremos alunos apresentado suas criações também no Panamá, em outubro em Curitiba- PR, novembro em Recife -PE e no Pará, imaginem quando o CCT do CTPM-Jaci estiver funcionando, quanto maior será nossa produtividade”, afirma a diretora, tenente  Ossuci.

Prêmios

ctpmflores

“Já ganhamos prêmios em vários lugares. Nossos alunos são entusiasmados, não rejeitam boas ideias, adoram a Escola e quero que mantenham esse espírito”, disse a tenente Ossuci. Ela relatou que a proposta inicial do Consórcio ESBR seria implantar uma extensão do CTPM-Jaci em Mutum Paraná, porém no próprio Colégio está sendo finalizado a construção de mais  dez novas salas de aula e três novos espaços, a sala da Banda de Musica do colégio, laboratório de artes e o ateliê de costura.

Fotos Sargento PM Sergio

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *