Participaram do evento escolas e entidades civis, além de militares da Aeronáutica, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Policiais Militares da 1ª e 2ª Companhia, Pelotão de Comandos e Serviços, Força Tática, Pelotão de Trânsito, Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupamento Ambiental e Grupamento Feminino.
Desfile dos Policiais Militares do 3º BPM
A tropa em desfile do 3º BPM foi comandada pelo Capitão PM Thiago Araujo Santos, acompanhado pelo Porta Símbolo da unidade.
A guarda bandeira foi comandada pelo 2º Tenente PM Vale e o Grupamento de Policiais Femininas foi comandado pela 1º Tenente PM Josélia.
A 1ª Companhia de Policiamento Ostensivo foi comandada pelo 2ª Tenente PM Fernandes. Em seguida, desfilou a Força Tática, comandada pelo 2º Sargento PM De Santi. O Pelotão de Trânsito do foi comandado pelo 2º Sargento PM Sanaik e na sequência o Pelotão de Choque (GOE) foi comandado pelo 2º Tenente PM Eduardo.
O desfile motorizado, comandado pelo 2º Sargento PM Cunha, apresentou à população algumas das viaturas do 3º BPM, entre elas as motocicletas, as viaturas ostensivas e a viatura Radiopatrulha Fusca RP-071 – veículo histórico do Batalhão e PMRO.
História do 3º BPM
Em 1973 o Aspirante a Oficial Caculakis e mais quatro policiais, todos pertencentes à Guarda Territorial instalaram em Vilhena uma Delegacia Especial – onde hoje funciona o Banco do Brasil – que tinha como área de responsabilidade a região do Cone Sul Rondoniense até o município de Pontes e Lacerda (MT).
No ano de 1975 o 3º sargento PM Marlúcio Rodrigues de Souza assumiu o comando do primeiro Destacamento Policial Militar, na então Vila de Vilhena, ainda sem designação operacional.
Em 23 de novembro de 1977 a Vila de Vilhena é elevada à categoria de município. Em 1980 a cidade já contava com um Pelotão Policial Militar e com um Grupamento de Polícia Militar destacado em Colorado do Oeste. Em 1982 é ativado o 3ª GP/ 3º PEL/3ª CIA/1º BPM, no então distrito de Cerejeiras.
Em 03 de agosto de 1988, através do Decreto nº 3856, é ativado o 3º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro Comandante à época Major PM João Carlos Sinott Balbi.
Em 22 de outubro do mesmo ano o então Comandante Geral da PMRO, Coronel PM João Maria Sobral De Carvalho, inaugura o 3º BPM, designado ao mesmo tempo o título honorífico de “O Guardião do Portal da Amazônia”. Por fim, em 26 de novembro de 1993 o 3º BPM recebeu a designação de Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Atualmente o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar é o Tenente Coronel PM Paulo André Santos de Souza, tendo como Subcomandante o Capitão PM Diego Batista Carvalho.
Texto e fotos: Assessoria – 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista