As Mulheres ingressaram na Polícia Militar do Estado de Rondônia em 1982, com isso foi criado o Pelotão Feminino e em 1987 foi criado a então Companhia de Polícia Militar Feminino que em 1996 tornou-se Batalhão de Polícia Militar Feminino que existiu até 1996, foi desativado, sendo efetivamente extinto em 1997. Hoje as mulheres estão distribuídas em todas as Unidades Operacionais e Administrativas da Polícia Militar do Estado de Rondônia, exercendo suas atividades e atuando em prol da sociedade rondoniense.
Força Tática
A sede do 1º BPM foi a unidade célula da Corporação, onde também abrigou a extinta Guarda Territorial. O Batalhão Rondon é responsável pela segurança na área das zonas sul e central de Porto Velho. (FOTO DA REVISTA FEITA PELO GENERAL DE BRIGADA LEAL, COMANDANTE DA 17ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA)
O 5º BPM, conhecido como Batalhão Belmont, vem cumprindo sua missão de bem servir a comunidade da zona leste da capital e destacamentos sob sua responsabilidade.
O pelotão de força tática é uma força de recobrimento de malha, utilizada para atuação em situações de maior complexidade em apoio a radio patrulha, composto de policias abnegado que labutam dia e noite em todo o Estado de Rondônia. Sendo todas as Guarnições equipadas com armas de calibres diferenciado, efetivo preparado também para realizar o choque ligeiro.
Batalhão Ambiental
O Batalhão Ambiental, foi criado em 1985, como Pelotão Ambiental, 1988 se transformou em Companhia Florestal e em 1999 tornou-se Batalhão. O Batalhão Ambiental atua em todo o Estado de Rondônia, fiscalizando e conscientizando sobre o meio ambiente, além do mais atua sempre apoiando órgãos de fiscalização ambiental federal e estadual.
Companhia de Operações Especiais
Representou a COE – Companhia de Operações Especiais uma tropa especializada e altamente adestrada, preparada para as mais difíceis missões. Hoje a COE é composta por pelotão de Choque, GATE – Grupo de Ações Táticas, CANIL e PATAMO – Patrulhamento Móvel Motorizado. As Operações Especiais no Estado de Rondônia surgiu em 1991.
O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel PM Clairton Pereira da Silva, destacou a atuação dos policiais militares. “Mesmo sendo um compromisso, quero destacar o empenho de cada um. Na adversidade da natureza mostraram o profissionalismo e dedicação a como instrumento de paz, a cada dia”.
Ele também fez referência ao CRP I – coronel \pm Almeida e toda guarnição da CRP 1, “pelo excelente trabalho realizado em Porto Velho no dia de hoje. Em nome do coronel PM Almeida agradeço o empenho e dedicação de cada policial envolvido no desfile e no policiamento. Mais uma vez senti orgulho de ser policial militar. Todas as missões foram cumpridas.”
Um agradecimento e reconhecimento à parte ao coronel PM Almeida que pessoalmente coordenou todas as atividades, como sempre, incansável e preocupado, com tudo.
De acordo com o coronel PM Almeida, a sua Coordenadoria e as demais, está sempre buscando fazer o melhor. O capitão PM Pontes e Miranda e seus oficiais, são competentes e proativos, tornando a missão agradável.
Para ele o tenente coronel PM Herton, comandante do 5º BPM esteve presente e também auxiliou para que tudo desse certo. A tropa entendeu a missão e permaneceu firme mesmo com a forte chuva. O Tenente coronel PM Carlos, disse ele, voluntário que foi para o desfile também demonstrou profissionalismo e preocupação com a causa policial. “Deus abençoe a PMRO cada dia”.
Incorporação da Bandeira, antes do desfile.
Tenente coronel PM Carlos, comandante da tropa, no desfile, parabenizou, também aos policiais militares “Quero parabenizar a todos os policiais que desfilaram e realizaram o policiamento no 7 de setembro , demonstrando determinação e brilhantismo no desfile. Ressalto, ainda, obstinação do efetivo feminino. Digno de parabéns”.
“Nesta esteira, parabenizo o capitão PM Garibaldi que comandou o policiamento de trânsito no evento do desfile cívico”, disse o tenente coronel PM De Lima.
Fotos cecoms PMRO
Jornalista Lenilson Guedes