O programa foi gratuito, aberto a policiais e bombeiros militares e família. Foi composto por uma equipe multidisciplinar com psicóloga, nutricionista, cirurgiã-dentista, educador físico, médico, enfermeira e biomédico e após três meses, os integrantes receberam os resultados das atividades.
Segundo o professor Wellington N. Moura, coordenador do curso de Educação Física da Unesc a média dos resultados do grupo foi muito satisfatória. “Teve uma aluna que diminuiu 20 centímetros de circunferência na relação cintura-quadril, o que é muita coisa! Isso é um dado muito importante para nós da área da saúde, haja vista que a maioria dos óbitos no Brasil e no mundo estão ligados às doenças oportunistas como cardiopatias, diabetes e câncer que estão associados diretamente ao aumento do percentual de gordura”, explica Wellington.
O professor coordenador do curso de Biomedicina da Unesc,Vinicius S. de Oliveira, explicou em gráficos a diminuição relevante dos índices dos exames clínicos dos participantes. Os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos surpreenderam positivamente o professor. “Participantes que vieram com os valores de referência no limite hoje estão com os níveis equilibrados, tudo isso em três meses”, ressalta Vinicius.
A participante do programa, Cátia Cabral de Melo aprovou os resultados. “Com as palestras aprendi muita coisa, inclusive controlar a ansiedade com a respiração. Além disso eu ganhei muita resistência física, hoje eu consigo correr. O que mais me motivou foi para que eu tivesse mais disposição para cuidar dos meus familiares”, diz Cátia.
Todos os participantes receberam certificados de conclusão, assim como os professores e estagiários da Unesc receberam agradecimentos formalmente pela valorosa contribuição no desenvolvimento das atividades do programa.
Texto e fotos: Assessoria – 3º BPM
Soldado PM Sandra Belli, Jornalista