3º BPM realiza formatura para comemorar o Dia do Soldado

DSC 0600

O Comandante Geral, coronel PM Ênedy Dias de Araújo, por meio da Ordem do Dia, ressalta tamanho empenho e dedicação de todos os integrantes da Polícia Militar do Estado de Rondônia, já que somente nos sete primeiros meses deste ano já foram registrados mais de 38 mil atendimentos ao público, já foram presos 1.800 foragidos da justiça, recuperados mais de 1.600 veículos furtados e/ou roubados e apreendidas mais de 760 armas de fogo.

“Neste ato gostaria de render homenagem aos Policiais Militares que tombaram no exercício do dever, verdadeiros herois, os quais para sempre ficarão marcados em nossa memória. A todos desejo um feliz dia do Soldado”, frisa o Comandante Geral.DSC 0641

Participaram do evento diversas autoridades civis e militares, entre elas o Juiz de Direito, Dr. Adriano Lima Toldo; ex-comandantes do 3º BPM, coronel PM RR João Moreira Bonfim e coronel PM RR Agenor Francisco De Carvalho; Comandante do DTCEA VH, 1º tenente AER Davy Anderson de Andrade; Delegado da 3ª Delegacia de Serviço Militar, 1º Ten EB Walmyr Alberione de Souza; Policial Rodoviário Federal, Caio Eiji Kawasaki; Presidente da Câmara, Adilson José Wiebbelling de Oliveira; Vereador e subtenente RR, Carlos Antônio de Jesus Suchi; Secretário Municipal de Trânsito, Fábio Sartori; Secretário Municipal de Esportes, Natal Jacob e representante da gerência do SICOOB, Luiz Teodoro Rodrigues, Mariele Lourenço, representando o deputado estadual Jesuino Boabaid.

Medalha Mérito do Tiro de Guerra

A Medalha Mérito do Tiro de Guerra foi instituída no ano de 2007 em comemoração os 105 anos da criação do primeiro Tiro de Guerra do Brasil, na cidade de Rio Grande – RS, com a fundação de uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares. Esta honraria se destina a premiar Civis e Militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações para com a Pátria, contribuindo para fortalecer a Cidadania e o Civismo.

Foram agraciados com a Medalha Mérito do Tiro de Guerra os militares tenente coronel PM Paulo André Santos de Souza, Comandante do 3º BPM e capitão PM Diego Batista de Carvalho, Subcomandante do 3º BPM.

Medalha Caxias

A Medalha Caxias possui o formato de um escudo circular, em tons prateados, carregado com a efígie, de perfil e em alto relevo, de Luís Alves de Lima e Silva, O “Duque de Caxias”, “Patrono do Exército Brasileiro”; em sua bordadura está gravado o dístico “MEDALHA CAXIAS”, em chefe, e “PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO”, em contrachefe.

Ornamentando o conjunto, há uma estrela gironada de vinte e cinco pontas, a qual é representada a data natalícia do heroi nacional, sobre a estrela a de Duque, alusiva a data de 23 de março de 1869 quando Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Duque de Caxias, se tornando o último duque do Império do Brasil; a fita de tecido de gorgorão de seda chamalotada, partida em cinco listras verticais, cada um alusiva as campanhas Cisplatinas, contra Oribe, contra Juan Manuel de Rosas, Tríplice Aliança e a Batalha do Avaí, sendo três azuis e duas vermelhas, as cores heráldicas do Exército.

A barreta, do mesmo tecido da fita, é emoldurada em metal prateado, carregada em abismo a coroa, em alusão ao título de Duque de Caxias.

Foram agraciados com a Medalha Caxias os miltares coronel PM RR João Carlos Sinott Balbi, coronel PM Rildo José Flôres, capitão BM Mérycles Guedes Nunes, 1º Tenente BM Moacyr de Paula Junior e 1º Sargento EB Emanuel Denizar Moreira Muniz.

Atos de Promoções a Subtenentes

Foram promovidos à subtenente PM pelo Critério de Antiguidade os Policiais Militares Neilton José de Paula, José Eteócles Pereira de Melo, Francisco de Paula Moreira Barbosa, João Beloni Correia e Ruy da Silva Machado.

Foram promovidos à subtenente BM pelo Critério de Merecimento os Bombeiros Militares Lauri Vieira dos Santos. E promovido à ST BM  pelo Critério de Antiguidade  o Bombeiro Militar Erisval Chagas Bandeira.

Diploma Amigo do Bombeiro

DSC 0546

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia conferiu ao Bombeiro Aeronáutico Marcial Rodrigo Bueno o diploma Amigo do Bombeiro, por ter demonstrado competência, dedicação e eficiência nas funções que lhes foram designadas. Pela atuação de forma precisa no incêndio ocorrido no Park Shopping Vilhena e por prestar apoio de forma breve, sempre que solicitado.

Certificados do Curso de Capacitação

Foi realizado nas dependências do 3º BPM, um programa de instrução voltado à capacitação de servidores da Câmara Municipal de Vilhena, no período de 21 a 25 de agosto de 2017. Neste período foram realizadas instruções com as disciplinas de Noções de Primeiros Socorros, Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força e Defesa Pessoal, com a finalidade de preparar os servidores municipais para atuarem na função de segurança da Casa Legislativa Municipal. Concluíram o referido programa, com aproveitamento, os servidores Alan Rodrigo Teófilo, Anildo Burghausen, Emerson da Silva, Luiz Henrique Nunes Martins, Nilcemar Dias de Almeida, Paulo Henrique Ortiz Andrade e Patrick Eduardo Giotto.

A final da formatura a tropa comandada pelo Cap PM Thiago Araujo Santos realizou desfile em continência às autoridades presentes.

DSC 0551

DSC 0555