Com promoções e elogios em reconhecimento à importância do trabalho da Polícia Militar na luta diária no combate à violência na região Central do Estado, alcançando até a fronteira com a Bolívia, no Vale do Guaporé, o evento terminou com torneios de diversos jogos esportivos entre os policiais militares.
PROMOÇÕES DE OFICIAIS E PRAÇAS
Na ocasião, foram promovidos, por tempo de serviço, os Oficiais:
Major PM João Severino Sena Neto para o quadro de Tenente Coronel PM
1º Tenente PM Glenervan Roberto dos Santos para o quadro de Capitão PM
E os Praças para o quadro de Subtenentes PM:
1º SGT PM Vismar Bezerra Soares
1º SGT PM Raimundo Gomes Alcântara
1º SGT PM Carlos Roberto Abreu da Silva
1º SGT PM Nilton Sudário de Jesus
Durante a formatura, também foram lidos elogios para os Policiais Militares que se destacaram em ocorrências de grandes relevâncias, como:
JI-PARANÁ – 1ª CIA PO
No dia 20 de agosto, durante o atendimento a uma ocorrência onde um homem de 56 anos estava totalmente fora de controle, agredindo pessoas que passavam pela Rua, ao chegar ao local os policiais militares foram recebidos de forma hostil e o agressor chegou a desferir uma enxadada em um PM, chegando a danificar um armamento da Polícia. Mesmo levando dois tiros de munição menos letal (bala de borracha), o agressor continua com sua vontade de ferir os PM’s. Um dos policiais, no intuito de cessar a injusta agressão, realizou um disparo de arma de fogo na perna do agente, imobilizando-o instantaneamente.
Desta forma, os Policiais Militares 2º SGT PM Pinho, CB PM Gomes, CB PM Rudiguello, CB PM Emerson, SD PM Teodoro e SD PM Zanon, enalteceram a Instituição Polícia Militar do Estado de Rondônia, e que aplicando o Princípio da Legalidade e Legitimidade, e o uso progressivo da força, se mantiveram centrados e conscientes em suas ações, utilizando-se da cautela necessária, trabalhando alinhado ao dever policial militar, em consonância com a Legislação vigente, zelando pelo bom nome da corporação, em detrimento de suas funções específicas nesse fato eventual.
Artes
Também foi elogiado o idealizador e professor do Projeto Educando com as Artes Marciais do 2º BPM, SD PM W. Silva, por ter se dedicado em cumprir muito mais do que lhe é exigido pela carreira policial militar, com zelo e comprometimento pelas ações sociais desenvolvidas pelo Comando do 2º BPM. O Projeto vem se destacando em Campeonatos Estaduais de Caratê, onde em todas as competições os alunos sempre alcançam o pódio.
OURO PRETO
Na região de Ouro Preto, no dia 18 de Agosto, Policiais Militares lotado na 3ª CIA/2º BPM, se destacaram no atendimento de uma ocorrência de Roubo a Banco com Restrição de Liberdade de Vítimas, onde culminou na libertação de todos os reféns e na prisão de uma perigosa quadrilha formada por fugitivos do sistema prisional de Porto Velho e Alvorada do Oeste. Todo o dinheiro levado pelos bandidos foi recuperado e o armamento utilizado, apreendido.
Destacou-se nesta ocorrência os Policiais Militares, CAP PM Edvaldo Elias, 2º TEN PM Jaquilene, 2º SGT PM Castro, 3º SGT PM Bruno, 3º SGT PM Rodrigo, 3º SGT PM Chagas, CB PM Mairon, CB PM Teodoro, CB PM Prates, SD PM Gonsalves, SD PM Izac, SD PM Vianei, SD PM Salviano, SD PM Campos, SD PM A. Pinheiro, SD PM Jaques, SD PM Reis, SD PM Anderson, SD PM Nunes e SD PM M. Souza. Também foram elogiados os Policiais Militares lotados no Núcleo de Inteligência do 8º Batalhão, em Jaru.
VALE DO GUAPORÉ
Em Santana do Guaporé, Distrito pertencente à área da 4ª Companhia de Fronteira, subordinada ao 2º BPM, os Soldados PM Ederson e Izidoro, se destacou na prisão de um perigoso fugitivo que estava sendo procurado pela INTERPOL, durante uma abordagem em um veículo suspeito, no dia 22 de julho.
O exemplo desses policiais demonstra que no Batalhão Tiradentes e na 4ªCIA PO de Fronteira, os guardiões do Vale do Guaporé servem com orgulho a nossa Corporação, qualidades essas, que conquista dos seus superiores o respeito e dos seus pares e subordinados admiração.
RECONHECIMENTO
Para o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Sena, a Polícia Militar precisa da parceria da sociedade, empresários, juízes, promotores e meios de comunicação. “O Batalhão Tiradentes serve a sociedade e por isso é importante o reconhecimento, não apenas dos nossos policias, mas também dos civis que caminha junto com as forças de segurança pública”, ressaltou o comandante.
Durante seu discurso, tenente coronel PM Sena, enalteceu o trabalho dos Policiais Militares e lembrou que nesta data se comemora o dia daquele que não tem hora para trabalhar, garante a segurança das famílias em datas comemorativas no ano todo, a exemplo do Dia das Mães, dos Pais, Natal, passagem de ano, e sempre está ali do lado. “Neste dia simbólico destinado ao Soldado, não poderíamos perder a oportunidade de demonstrar nosso reconhecimento com uma simples, mas sincera mensagem, pois os esforços que os policiais militares vêm desempenhando já estão trazendo resultados para a sociedade”, finalizou.
Fonte e fotos soldado PM Luiz, Ji-Paraná
Jornalista Lenilson Guedes