Solenidade do 32º Aniversário do Batalhão Ambiental

Breve Histórico do Batalhão Ambiental

Rondônia possui 41 unidades de conservação Estaduais e 14 federais, além de 21 terras indígenas, o que corresponde a aproximadamente um terço da área total do Estado e, nesse contexto surgiu, há 30 anos, a primeira unidade de policiamento ambiental da Polícia Militar de Rondônia. Hoje o Batalhão de Polícia Ambiental atua em todos os ilícitos ambientais, possuindo um efetivo de 170 Policiais Militares, com unidade nas cidades de Guajará-Mirim, Jacy-Paraná, Machadinho D’ Oeste, Ji-Paraná, Alta Floresta, Vilhena, e a sede em Candeias do Jamari, sendo sua área de competência todo o território Estadual.

Da Solenidade

Foi realizada na sexta feira, a solenidade do 32º Aniversario do Batalhão de Policiamento Ambiental, o evento contou com a presença de ex-comandantes da especializada e entrega de comendas a personalidades. A cerimonia aconteceu na sede do Batalhão de Polícia Ambiental, situado em Candeias do Jamari.

1J8A4287

De acordo com o comandante do Batalhão Ambiental, TC PM Viana, o momento é muito especial, pois conseguirmos reunir as pessoas que vem trabalhando em prol de um Estado mais sustentável, salvaguardando a Amazônia Ocidental dentro do possível, esta solenidade tece o condão de reconhecer o trabalho dos militares que labutam ou labutaram essa árdua missão de preservar o meio ambiente diuturnamente.

Presidiu a Formatura o Sr. Cel. PM Lessa, Coordenador de Recursos Humanos que no ato representava o Exmo. Sr. Comandante Geral Cel. PM Ênedy Dias, que enalteceu o serviço realizado pelos Policiais Militares da Especializada, ressaltou ainda a participação na solenidade dos ex-comandantes e demais personalidades civis que abrilhantaram o evento e tiveram seu serviço e dedicação reconhecido através de recém criada medalha “MÉRITO BATALHÃO AMBIENTAL” fazendo questão de frisar que, mesmo que os recursos não sejam os ideias, as ações têm acontecido e os crimes ambientais estão sendo devidamente fiscalizados e punidos, zelando pelas riquezas naturais da região.

1J8A4386

Participaram ainda do evento ex-comandantes do BPA, representante do Ministério Publico Estadual, Representante da Santa Marcelina, representante da PRF, SEDAM, Prefeito do Município de Candeias do Jamari e demais autoridades civis e militares bem como familiares.

O primeiro ato da solenidade foi à entrega de lembranças em comemoração aos 32 anos do BPA aos que se dedicaram de maneira salutar nessa árdua e dificultosa missão das riquezas naturais guardarem. Os agraciados foram os seguintes o Comandante e Subcomandante da PMRO, ex-comandantes do Batalhão Ambiental bem como outras autoridades civis.

1J8A4319

Depois, foram entregues as medalhas “MÉRITO BATALHÃO AMBIENTAL”. O objetivo desta condecoração é reconhecer os esforços que os militares, os civis e instituições desdobraram no processo continuo de preservação ambiental nas áreas de nosso Estado. Sendo os Agraciados: CEL PM Lessa, CEL PM Fábio, CEL PM Torres, CEL PM RR Vilson , CEL PM RR Josenildo, CEL PM RR Antonio, CEL PM RR ANTONIO, CEL PM RR Requi, CEL PM RR Fabio, CEL PM RR Pedro, CEL PM RR Adilson, CEL PM RR Ronaldo, TEN CEL PM RR Plinio, TEN CEL PM RR Beutler, TEN CEL PM Carlos, CAP PM Arivabene, CAP PM Davi, CAP PM Camilo, CAP PM Tossati, CAP PM Frota, CAP PM França, 1º Tem Júlio, 2º TEN PM Uchak, 2º TEN PM ADM Sidney, SUB TEN PM Aluizio, SUB TEM Pauli, SUB TEM Edion, SUB TEM De Souza, 1º SGT PM Lucas, 2º SGT PM Helio, 2º SGT PM Joel, 2º SGT PM Wladimir, 2º SGT PM Trindade, 2º SGT PM Maciel, 3º SGT PM Correa, 3º SGT PM Arnobio, 3º SGT PM Costa, 3º SGT PM Cordeiro, 3º SGT PM Jairo, CB PM Prestes, CB PM Lopes, CB PM Guerin, CB PM Infante, CB PM D. Fábio, SD PM Lima, SD PM Valdinei, SD PM Cleia, SD PM Horn, SD PM S. Lima, PRF Mirian, Promotora do MPE Aidee Moser, Juiz do 1º Juizado Especial Criminal Roberto Gil, Empresario Carlos West, Irmã Maura Lúcia.

Finalizando a formatura, foi oferecido pelo Batalhão um café da manhã para todos os presentes, que foi servido no Centro Temático de Educação Ambiental, que recentemente passou por uma manutenção e reforma para atender a comunidade, ampliando os meios de interação entre a polícia e o cidadão visando a educação ambiental e a aplicação do conceito de sustentabilidade que vendo sendo divulgado nas ações da Especializada em conjunto com IBAMA, MPE e SEDAM.

O evento foi abrilhantado também pela presença da banda de música da PMRO que contou com a participação de integrantes da banda de música do Exercito Brasileiro, mais especificamente da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. O evento foi todo coordenado pelos Policiais Militares do Batalhão Ambiental e transcorreu de maneira irretocável.

1J8A4522