Polícia Militar de Rondônia

1º BPM participa de eventos promovidos pela Sesdec no Espaço Alternativo

1espaç

Ontem,  dia 3 de julho de 2017, ocorreu uma apresentação dos trabalhos sociais desenvolvidos pelo 1º BPM através do seu NPC – Núcleo de Polícia Comunitária, que atende quatro Escolas na capital:  Escola Jesus Bulamarqui, Escola Bela Vista, Escola Oswaldo Piana e Escola Vicente Salazar.

Além das aulas de Ordem Unida, os policiais militares juntamente com os alunos realizam o Momento Cívico. Foram implantadas diversas escolinhas esportivas como Handebol, Futsal, Taekwondo, Jiu Jitsu e Karatê. E ainda, dentro da Base de Políciamento do Bairro Cohab foram implantadas aulas de Violão.1espa

No  Espaço Alternativo da capital foram realizadas diversas apresentações dos alunos que mostraram todos talentos desenvolvidos pelo projeto Sou Mais Que Vencedor.

Os primeiros a se apresentarem foram os alunos do soldado PM Martinez, que realizaram uma demonstração de Taekwondo. As aulas são realizadas  na Escola Jesus Bulamarqui e na Escola Bela Vista, ambas na Zona Sul da Capital. No total são aproximadamente 45 atletas que desenvolvem seus talentos.

Jiu Jitsu

Posteriormente os alunos do Jiu Jitsu realizaram uma aula intensa com muito suor e satisfação. Ainda nas artes marciais o soldado PM Fujita realizou uma apresentação de Karatê e ainda ocorreu a entrega dos Certificados pelo próprio Fujita e o Sensei  Daniel Picanço.

Já os alunos e futuros músicos da Escolinha de Violão realizaram a demonstração de uma aula e puderam mostrar o início de um trabalho que está sendo realizado pela equipe do Sgt Jeremias, Sd Cândido e Professor Leandro. A aula contou com a presença ilustre de dois militares da Banda de Música da PMRO, que realizaram uma apresentação de Saxofone e Trompete. E para incentivar ainda mais os futuros músicos, o Cb PM Carvalho, que toca na Banda Nitro realizou uma apresentação de violão para a garotada.1espaço

Teve ainda a galera do Handebol capitaneados pelo sargento PM  RR Dirane. Também marcaram presença os alunos do Futebol de Salão que são treinados arduamente pelos Sd PM Reis e Sd PM Dourado.

O PROJETO SOU MAIS QUE VENCEDOR

Todas as  apresentações realizadas são resultado de um trabalho já realizado pelo NPC, sob o comando do  comandante do 1º Batalhão, tenente coronel PM Alcântara e o subtenente  PM Nascimento.  Esse esforço em conjunto que hoje atende crianças de quatro Escolas, sendo a mais recente a Escola Vicente Salazar, é um trabalho que gera resultados imediatos na vida das crianças e famílias atendidas e a longo prazo com a diminuição da violência e formação de cidadãos.

O subtenente PM Nascimento ressaltou a importância de se levar cidadania a elas e preencher o tempo livre que elas possuem dentro e fora das escolas, com o objetivo  que elas se afastem o máximo possível do caminho do crime. Tirar essas crianças da situação de vulnerabilidade social só é possível se oportunizarmos meios para que não sejam seduzidas pelo mundo das drogas.

 Ressaltou ainda que a prioridade não é formar grandes atletas, apesar de ser uma possibilidade muito palpável, mas sim formar cidadãos comprometidos com os estudos, os esportes, com a disciplina das artes marciais e jogos coletivos e os benefícios cognitivos de aprender a tocar um instrumento musical. Formar cidadãos é nossa meta precípua.

DE OLHO NO FUTURO

1espaçoo

O subcomandante geral da PM coronel Clairton disse que todos os projetos apresentados são desenvolvidos pelo 1º BPM e possuem um papel importante para as futuras gerações de cidadãos e conseqüentemente na segurança da cidade. Se hoje a nossa geração enfrenta dificuldades, essa nova geração que está tendo acesso aos trabalhos sociais da Polícia Militar e pode gerar uma onda do bem, que é possível seguir em um rumo melhor longe das drogas e da criminalidade, e que elas irradiem para as demais crianças.

1espaçoooo

Para ele,  os projetos desenvolvidos  não alcançam todas as crianças, mas uma fatia importante da sociedade está sendo alcançada. Essas ações seguem a linha de trabalho social e de segurança da própria da Corporação, da SESDEC e do Governo do Estado. Informou ainda que cada Batalhão em suas respectivas cidades, como Ariquemes, Guajará Mirim, Vilhena entre outras também desenvolvem projetos de igual porte.

 

PMRO – Instrumento de Paz

Texto e fotos  soldado PM  César

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *