Polícia Militar de Rondônia

Homens fortemente armados e com coletes a prova de balas trocam tiros com a PM. Dois foragidos são presos

quadrilha1

Gilmar Garcia da Silva, foragido do presídio 470, com uma pena de 90 anos a cumprir e Claudemir Assis de Oliveira, condenado a mais de dez anos de cadeia foram alvejados e presos pela Polícia Militar.  Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38 com seis munições, uma pistola 9mm com 13 munições, quatro coletes balísticos e fardamento do Exército.

Prisões

Condenado há mais de  18 anos de prisão, cumprido 7 anos, faltando ainda 10 anos a cumprir, Claudemir Assis de Oliveira, já foi preso por tentativa de homicídio, formação de quadrilha. Já o acusado Gilmar Garcia da Silva, foi preso por roubo, rixa, fuga de preso, uma vez, e condenado a mais de 90 anos de cadeia. Cumpriu apenas 18 anos.

Saiba maisquadrilha

De acordo com a Polícia Militar, as Forças Táticas I e II do  5º BPM, realizavam patrulhamento pelo Bairro Lagoa, Zona Leste de Porto Velho, por volta das 4 horas de hoje, 2 de julho de 2017, quando foram informados que um veículo modelo Sedam de cor branca trafegava em alta velocidade nas Ruas da Zona Sul e que na Avenida Jatuarana cruzou vários sinais vermelho se deslocando sentido BR 364.

Os policiais militares do Tático I e II, foram até a estrada do Japonês com BR 364 quando viram o veículo VW Voyage branco placa OHU 5530 em alta velocidade. A equipe Tático  I se aproximou do veículo e deu voz de parada, tendo o condutor reduzido a velocidade, fez menção de parar o veículo no posto de combustível próximo a uma Faculdade, momento em que o condutor empreendeu fuga em alta velocidade pela Rua da Beira sentido trevo do Roque.

O condutor do veículo perdeu o controle da direção e caiu em uma vala. Os ocupantes do carro desceram,  todos de colete e de arma em punho, correram em direção a um matagal, sendo que o condutor efetuou disparos em direção as guarnições dos Tático I e Tático II, tendo os policiais militares revidado a  injusta agressão. Gilmar Garcia da Silva e Claudemir Assis de Oliveira se abaixaram no matagal ainda próximo ao veículo e em razão de o condutor ter feito vários disparos em direção as guarnições, foi necessária uma parada na ação para prosseguir com o  cerco.

Com coletes a prova de balas

 Após o cessar fogo foi pedido para que os dois elementos se levantassem com as mãos para cima e deixassem a arma no chão. Por várias vezes foi solicitado para que eles fizessem esses procedimentos. E somente após ambos terem levantado as mãos e constatado que estavam sem os armamentos foi feito a progressão com medida de cautela até os mesmos e constatado que os dois estavam de colete balístico e alvejados.

Armados

Com Gilmar foi encontrada uma pistola calibre 9mm sem numeração e carregador com 13 munições. Já o conduzido Claudemir estava com um revólver calibre 38 numerações suprimidas e com seis munições. De imediato foi solicitada a presença do SAMU no local para prestar os primeiros socorros aos elementos.quadrilhacarro

A PM informou ainda que foi localizado dentro do veículo um saco de lixo cor preto contendo dois coletes balísticos com símbolo do Senasp/MJ. Em pouco tempo compareceu no local a equipe UR corpo de bombeiros que prestou os primeiros socorros ao conduzido Gilmar levando-o até o hospital João Paulo II.

Já  Claudemir foi conduzido até o hospital João Paulo II pela equipe da Força Tática I. Claudemir sofreu apenas uma perfuração no seu braço esquerdo proveniente de um estilhaço constatado através de raio X. Depois da avaliação médica foi liberado. Já o conduzido Gilmar foi internado para  observação.

Mandados de prisão

Na pesquisa constam Mandados de Prisão em desfavor de Claudemir Assis de Oliveira e para Gilmar consta uma declaração de fuga com data 16/01/2017.

O veículo não possuía restrição de roubo ou furto. Segundo a PM, uma mulher por nome de Taiane alegou  ser  proprietária do veículo apreendido, alegando ainda que teria emprestado o veículo por volta de 00:00 para um elemento conhecido por nome de Tiago Sales ou Tiago de Sales, bem como ela reconheceu Tiago pela foto do papel de parede do celular apreendido no veículo.

Roubo a fazenda

A PM constou no Boletim de Ocorrências que  Gilmar participou de um roubo em uma fazenda situada na linha 43 da bacia leiteira, ocasião em que fizeram sete vítimas e subtraíram uma caminhonete Ranger e um veículo Up conforme ocorrência nº 4238-2017, tendo Gilmar efetuado disparo em direção ao soldado PM Cordeiro conforme vítimas, registrada na central de flagrantes.

A PM descobriu ainda que eles estavam prontos para assaltar uma agência bancária no interior do Estado.

Gilmar Garcia da Silva está condenado a mais de 90 anos de reclusão conforme processo junto ao Tribunal de Justiça.

Fotos 5º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *