Polícia Militar de Rondônia

Reunião de Comando e oficiais da Polícia Militar de Rondônia

oficiaistodos

Temas como o TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrências, Nível Superior para ingresso na Corporação, Planejamentos Operacionais, Estratégicos  e Tecnológicos, Corregedoria e apresentações de resultados das metas propostas nas reuniões anteriores, foram tratados na reunião. Após a abertura do evento pelo comandante geral da PM coronel Ênedy Dias de Araújo, o vice-governador do Estado, Daniel Pereira falou sobre os avanços na Segurança Pública do Estado através da administração do governador Confúcio Moura e especialmente do Ciclo Completo de Polícia, abrangendo o TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrências.

oficiaistodos1Segundo o vice-governador, o ingresso na Polícia Militar por portador de diploma de nível superior será uma realidade em todos os estados brasileiros e Rondônia está inserido neste novo conceito. Com isso vai impulsionar ao jovem na busca de conhecimentos, haja vista que a partir de então a busca pelas vagas oferecidas terá um caminho mais concorrido para aqueles que desejarem o ingresso na Instituição Militar de Rondônia.

Comandante Geral

oficiaiscelenedy

Em sua palestra o comandante geral iniciou falando sobre a previdência dos militares, “é preciso estar atentos para que nossas conquistas não sejam alteradas”, defendeu o coronel PM Ênedy que esteve com os ministros da Justiça e da Defesa, juntamente com os comandantes gerais das demais corporações, mostrando a eles o trabalho diferenciado dos integrantes das corporações militares.

Segundo o comandante geral, coronel Ênedy Dias de Araújo, todo o trabalho foi avaliado com a intenção de melhorar o que se é oferecido pela polícia para a segurança pública do estado, com destaque para a Operação Visibilidade.

 “A operação começou no dia 25 de novembro de 2016, e nos meses seguintes até maio deste ano, tivemos uma redução no número de homicídios no estado. Seguidamente as estatísticas vêm apresentando a redução, e não só nos homicídios, mas também roubo e furto, e isso está atrelado à execução da Operação Visibilidade, com maior presença da Polícia Militar nas ruas”, considera.

De janeiro a abril deste ano, a capital registrou queda de -40% em homicídio dolosos, comparado ao mesmo período de 2016, saindo de 70 para 42 casos. No interior, a variação apontou -14,9% de redução, indo de 121 para 103 vítimas. O estado apresentou queda de -24,1%, de 191 registros para 145. Na região do Vale do Jamari (soma de nove municípios) a variação apontou recuo de -35,0 %, saindo de 40 para 26 vítimas.

Reforço

Para a PM, o reforço do efetivo nessas regiões, em conjunto com outras ações, tais como a Operação Visibilidade e o patrulhamento rural continuado, em todos os locais com maior intensidade de conflitos agrários, tem contribuído para os resultados. Quase 28 mil atendimentos diretos à comunidade foram registrados nos primeiros cinco meses em ocorrências na capital.

Quanto ao déficit de efetivo, equipamentos e viaturas, o comandante defende que “a estrutura logística não apresenta tanto déficit”, apesar dos dados afirmarem que Porto Velho conta apenas com 17 viaturas por dia, divididas entre 1º e 5º Batalhões de Polícia Militar, para atender a uma população de quase 500 mil habitantes. Para o Trânsito são apenas seis viaturas.

“A nossa tropa tem todo o equipamento de armamento e coletes necessários para a proteção individual e nós fazemos a gestão do efetivo para empregar nos dias de maior necessidade, pela estatística de acompanhamento que indica os locais, dias e horários em que a presença policial dê maior resposta à segurança pública”, declara Coronel Ênedy.

Não é só aqui

 “Essa sensação de insegurança não é um problema só de Porto Velho ou de Rondônia, mas do Brasil. Hoje, infelizmente, a imprensa passa metade do tempo de seus principais jornais falando de insegurança, e certamente se ela continuar falando isso vai sempre causar esse efeito de insegurança na população”.

Contudo, o coronel Ênedy afirma que a Polícia Militar de Rondônia tem dado a resposta sobre o trabalho, usando como exemplo a superlotação nos presídios, resultado das prisões de flagrantes e recapturas de foragidos da Justiça.

Vale

O Vale do Jamari e Porto Velho foram os locais que mais receberam efetivo novo, formados em 2016: Ariquemes e região, receberam 156 novos policiais militares; Porto Velho, recebeu 115; e Jaru e região receberam 80. Nos primeiro cinco meses deste ano 1.405 foragidos foram recapturados, 1.274 veículos roubados ou furtados foram recuperados, e 523 armas de fogo foram apreendidas na capital. O comandante concedeu entrevista ao site rondoniagora.

oficiaiscelgonçalves

Coronel PM Gonçalves, representou a Sesdec

oficiaiscelcosta

Coronel PM Costa Corregedor Geral da PM 

oficiaisceltorres

Coronel PM Torres, CPO

oficiais tc carlos

Tenente coronel PM Carlos, DP

Asof

oficiaiscellisboa

O presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares, coronel PM RR Cristiano Lisboa, pediu um maior interesse dos associados na defesa intransigente das metas da Associação. “Participem, critiquem, tragam sugestões”, precisamos definir estratégias de ação e partir para luta por melhorias da categoria.

oficiaiscapcarvalho

Capitão PM Carvalho, falou das novas ferramentas tecnológicas utilizadas no 3º BPM.

Sicoob

O Supervisor Comercial do Sicoob Crediforte, Siáxeres Neri, fez a apresentação institucional da Cooperativa explicando sobre o modelo Cooperativista em nível nacional. Também sobre os serviços oferecidos pelo Sicoob, como  Segurança e suas linhas de crédito para os associados e nova linha de crédito para aquisição de equipamentos utilizados pelos policiais militares, pelos 105 pontos de atendimentos do sistema cooperativista no Estado.

Fotos sargento PM Sergio e soldado PM Edleusa

Jornalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *