Polícia Militar de Rondônia

Sesdec e PM visitam residencial Orgulho do Madeira e faz planejamento para implantar videomonitoramento

5vi

A Secretaria não tem medido esforços para inovar e propiciar melhores condições para que policiais militares e civis possam cumprir suas missões com afinco. A nova linha de atuação tomada após a assunção do órgão pelo coronel BM Lioberto Caetano é alvo de inúmeros elogios, pois sua forma prática e objetiva de lidar com as diversas demandas tem dado novo rumo às instituições policiais.

Anseio da comunidade5video

A comunidade que reside no local tem atuado de forma proativa junto às Polícias Militar e Civil, auxiliando na prevenção de crimes e na elucidação daqueles que ocorreram.

O avanço da instalação do videomonitoramento é algo aguardado com muita ansiedade pelos moradores que vêem nessa iniciativa uma grande contribuição para a questão de segurança pública.

Experiência positiva

Implantada no ano de 2016, a Central de Videomonitoramento em Cacoal (RO) é uma referência em termos de tecnologia, qualidade, eficiência e profissionalismo por parte daqueles que operam o sistema, capaz de capturar com precisão imagens com qualidade a serem utilizadas pelas Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além de outros órgãos ligados a área de segurança pública, Ministério Público e o Poder Judiciário.

A Central de Videomonitoramento funciona no 4º BPM. No local apenas pessoas autorizadas podem entrar, ou seja, não são permitidas visitas do público externo, exceto quando liberadas pelos oficiais de plantão. Isso porque, as câmeras fornecem imagens panorâmicas, com inclinação e zoom, além de ampla cobertura de área e riqueza de detalhes. Há um rigoroso código de conduta quanto à seguranças das imagens capturadas pelo sistema, que só põem ser liberadas através de determinação de autoridade competente.

5videocacoal

Hoje, Cacoal demonstra avanços significativos no quesito segurança pública, visto que o índice de ocorrência de vários crimes diminuiu drasticamente após a instalação da supracitada tecnologia.

Otimização dos recursos

Diante da conjuntura atual, é necessário que todos os setores públicos otimizem a sua prestação de serviços. Para isso, é necessário e imprescindível o bom uso dos avanços tecnológicos.

O sistema de videomonitoramento vem ao encontro da proposta do governo do Estado de primar cada vez mais pelo princípio da Eficiência. Assim, fazer uso da tecnologia para auxiliar os nossos policiais no combate à violência é a verdadeira materialização do que se pode chamar de avanço,afirma o Major Herton, comandante da unidade. É nessa premissa que o Batalhão Belmont vem atuando e fazendo mais com menos, concluiu.

Fotos 5º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *