Polícia Militar de Rondônia

1 Batalhão realiza solenidade em homenagem as Forças Táticas

ftjozias

Presentes o vice-governador do Estado Daniel Pereira, o comandante geral da PM coronel Ênedy Araújo, o chefe do Estado Maior, coronel PM Ranilson, o Coordenador Regional de Policiamento I, coronel PM Almeida, o comandante do 1 Batalhão, tenente coronel PM Alcântara, major PM AM Luzeiro.

ftvicegov

O vice-governador de Rondonia Daniel Pereira que participou do encontro das Forças Táticas, antes lembrou do passado marcante do governador Confucio Moura por ter sido Policial Militar na PM de Goiás e por este motivo tem uma dedicação diferenciado a Corporação rondoniense.ftenedyfalando

Sempre presente em eventos diversos no Estado, disse Daniel Pereira que o governador lhe permite esta oportunidade e, por isso está presente em todas elas “me inspira a ter motivação para ajudar”.

A Polícia Militar através de seus Comandantes de Unidades, tem trabalhado, disse Daniel, em diversos projetos em beneficio das comunidades. “Tenho buscado ideias e projetos em várias polícias brasileiras, sempre com a intenção de aplicar em nosso Estado para melhorar ainda mais a nossa atuação visando sempre o bem comun”.

Defensor do Termo Circunstanciado, ele lembrou da participação de oficiasi da PM de Rondonia, em Santa Catarina para se aprimirar no Termo “sem nenhum custo para o Estado”.

Daniel Pereira chamou a atenção de todos e convidou para uma visita ao memorial do governador Jorge Teixeira que como militar e governador deixou um grande legado ao nosso Estado.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araujo, a data representa a criação de uma tropa preparada para dar resposta que a sociedade espera. Não podemos esquecer de lembrar as datas comemorativas e nossas tradições, especialmente as Forças Táticas que tem hoje esta solenidade para comemorar sua criação, disse. Ele agradeceu aos policiais militares pela forma e pela dedicação de todos para o atendimento a sociedade.

Já o coronel PM Almeida, Coordenador Regional de Policiamento I, em sua fala, enalteceu a “brilhante atuação do vice-governador do Estado de Rondônia que sempre está presente aos programas e projetos que beneficiam a Polícia Militar”. Como vice-governador e quando deputado estadual apresentou diversos projetos e PECs sendo aprovadas atendendo as reivindicações dos policiais militares e servidores civis. Foi ele quem esteve presente e levantou a bandeira do Termo Circunstanciado, completou.

 ftalmeida1

O coronel PM Almeida, coordenador Regional de Policiamento I, também elevou o nome do comandante geral da Polícia Militar coronel PM Ênedy que tem trabalhado em ações voltadas para a Polícia Militar e para proteção da sociedade “ não temos na Polícia Militar um homem mais bem preparado como o coronel Enedy para está a frente da Polícia Militar. E se não faz mais é porque as condições não são ideais”.

Citou também o coronel PM Ranilson pela criação e orientações à Força Tática e ao tenente coronel PM Alcântara, comandante do 1 Batalhão pela motivação a tropa que tem se dedicado diiariamente na proteção da sociedade. Também ao capitão PM Amorim pela atuação no apoio ao comandante do Batalhão. O coronel PM Almeida disse que na área de sua Coordenadoria, foram registrados este ano, 9.661 ocorrências com o registro de 806 recapturas de foragidos.

Força Tática

Na década de 70, com o crescimento dos índices de assaltos a estabelecimentos bancários, a intranquliidade e a insegurança na capital e grande São Paulo verificou-se a necessidade da criação de um policiamento enérgico, reforçado, com mobilidade e eficácia de ação, feito por policiais melhores armados e treinados. Esta situação deu origem a “Ronda Bancária” e que mais adiante foi suprimida pela criação da ROTA- Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar, que, é o embrião do Patrulhamento Tático Móvel no Brasil, sendo considerado o berço dessa modalidade de patrulhamento.

Rondônia

A necessidade de uma tropa de pronto emprego que pudesse ser acionada sempre que fosse necessária e que atuasse em atividades onde o radiopatrulahmento convencional não estivesse em condições de atuar, pela falta de efetivo ou de treinamento específico e situações também foi sentido no Estado de Rondônia, motivo pelo qual nos idos de 1994, o então tenente PM Ranilson Lyra Brainer – hoje coronel PM – criou o pelotão de Patrulhamento Tático Móvel e com recursos próprios adquiriu os primeiros braçais utilizados na Polícia Militar de Rondônia, com as letras PTM douradas.

A frase do tenente PM Ranilson “O brilho das letras douradas dos seus braçais, representa a motivação dos policiais do Patrulhamento Tático Móvel” era uma das molas propulsoras que mantinha os policiais militares motivados.

A equipe Força Tática do 1 Batalhão esteve sob o comando do atual capitão PM Amorim por três anos, nos quais foram oportunizados inúmeros treinamentos objetivando um melhor preparo a equipe com Estágios e programa de treinamento. Posteriormente foi comandada pelo sargento PM Jozias e ontem, passou o comando ao tenente PM Jácqson.

Sargento Jozias

Pela passagem a reserva remunerada, o tenente coronel PM Antonio Matias de Alcântara, (foto abaixo) comandante do 1 Batalhão, determinou confecção de elogio ao sargento PM Jozias Ferreira da Silva Neto, nos seguintes termos:ftalcantara

Hoje é um dia não de despedida, mas de alegria e de honra à família Rondon ao contemplar um Sacerdote Policial Militar que responde pelo nome Jozias Ferreira da Silva Neto que ingressou nas fileiras da PoliciaMmilitar do Estado de Rondônia em 07 de Agosto de 1990 como soldado PM.

Em 19 de Julho de 2004, concluiu o curso de Cabo PM. Em 14 de Setembro de 2012, foi promovido à graduação de 3º Sargento PM. Em 25 de Dezembro de 2016, foi promovido à graduação de 2º Sargento PM.

Com a sua dedicação, lealdade, afinco e sã camaradagem obtive as condecorações a seguir:

• Medalha Dedicação Policial 1º decênio;

• Medalha Dedicação Policial 2º decênio;

• Medalha do Mérito Policial Militar;

• Medalha Jubileu de 40 anos da PMRO;

• Medalha do Mérito Forte Príncipe da Beira;

• Medalha do Mérito Batalhão Rondon.

Todas as condecorações demonstram o alto valor desse nobre graduado PM que galgou todas as graduações à custa de sacrifícios, em seus serviços, afastamentos do seio familiar, missões de todas as formas para garantir a tranquilidade e a paz à sociedade rondoniense.

O sargento PM Jozias é um exemplo de superação e mesmo nos momentos em que parecia impossível vencer as provas mais difíceis, Deus se revelou através de sua base mais sólida, a sua digníssima família. Nunca esteve sozinha em sua jornada. Todos os obstáculos foram vencidos pelo amor existente a sua volta. Tornou-se mais que vencedor, acumulando diversos e variados elogios por bons e relevantes serviços prestados em prol da causa Policial Militar.

São muitos anos dentro do lar pujante dos guerreiros que forjaram com seus sacrifícios a organização policial militar mais antiga da nossa corporação, o Batalhão Rondon.

Inúmeras vezes, com a sua experiência deu suporte aos comandantes que nesta caserna passaram e agora, como não poderia deixar de ser, ao meu comando.

Nenhum combatente se aposenta, apenas afasta-se para contemplar as sementes que semeou durante toda a sua carreira, florescerem, se fortificarem e produzirem os mais belos frutos.

Saiba que você nos ensinou muito com a sua experiência e retidão e que nunca o esqueceremos.ftjoziastodos

Sargento PM Jozias com integrantes da Força Tática, à direita

Foram muitas noites em claro velando todos os que dormiam debaixo da proteção que Deus, através de você, lhes concedia.

A sua missão foi muito bem cumprida e hoje a sua tropa, seus irmãos de sangue azul não se despedem de você, dizem um até breve. É chegado o momento em que você se volta para sua família e realmente desfrutar de suas companhias sob as bênçãos do Senhor Deus, pois você merece.

Não foram poucas às vezes em que você as deixou em casa para comparecer ao quartel e sair equipado e paramentado para missões perigosas em que não sabia se retornaria com vida delas.

Agora você sairá de cabeça erguida, olhos altivos e espírito iluminado, pela porta de uma OPM que o recebeu, após anos de excelentes serviços prestados, deixará neste Batalhão, irmãos de farda que se lembrarão para sempre dos seus ensinamentos.

Meu irmão de farda, agora você pode dizer com toda felicidade com a sua boca as palavras do apostolo de Jesus Cristo, Paulo que estão escritas na carta de 2º Timóteo, capitulo 4, versículo 7 que diz o seguinte: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Coube a mim, como seu ultimo comandante e amigo, conceder-lhe a presente referencia elogiosa que faço com a maior honra e alegria. Desejo que desfrute de paz, saúde, felicidade, prosperidade e infindáveis vitorias junto aos seus familiares com todas as bênçãos de Deus.

fttodos

Forças Táticas

ftbrasaoenedy

Comandante Geral da PM (c) recebe braçal da Força Tática

fttropa

Tropa do Batalhão Rondon

ftbelabista

O comandante geral da PM coronel Ênedy conversou com alunos da Escola Bela Vista que participaram da formatura.

ftproposta

Proposta novo uniforme FT

Fotos sargento PM Sergio e soldado PM Raicinaluz

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *