Polícia Militar de Rondônia

Após um ano de instalação do videomonitoramento PM reduz aproximadamente em 90% roubo ou furto em Cacoal

videomonitoramento

O oficial PM informou que dentre as ocorrências atendidas foram de posse de entorpecentes, recuperação de veículos modificados ou adulterados, roubo e furtos, receptação, acidente de trânsito entre outros. Além de prestar apoio em mais de 53 ocorrências através do fornecimento de imagens para auxiliar nas investigações dos delitos e de prova material. “Podemos afirmar que o índice de criminalidade, quanto se trata de ocorrência do tipo natureza do fato, posse de entorpecentes, roubo e furto a redução aproxima dos 100% nos locais monitorados pelas câmeras da Polícia Militar”.

Tráfico

Desafiando a própria sorte, traficantes que vendiam drogas em plena luz do dia em um ponto da cidade, foram vistos pelas câmeras. Os policiais militares foram ao local e prenderam uma quadrilha que estava roubando motocicleta no munícipio. Não só a atuação da PM, mas as imagens são utilizadas para elucidação e prova material de outros crimes.

cel enedy monitoQuando da inauguração do videomonitoramento no município de Jarú, em março deste ano, o coronel PM Enedy Dias de Araújo, (e) disse que “Se somarmos as ações da Policia Militar, da sociedade e das instituições, garantiremos melhor segurança para a população. Hoje estando vendo um bom exemplo dessas parcerias. Essa ideia que começou em Vilhena, agora está se multiplicando”, enfatizou o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Ênedy Dias de Araújo.

Monitoramento

O monitoramento de vias já é realizado em diversos estados e municípios do Brasil e em outros país há vários anos, sendo adotada como suporte ao Policiamento Ostensivo que são executados pelas Policias Militares, como também, auxiliar a Polícia Civil nas investigações e dispor de gravações como meio de „provas‟ para o Ministério Público e Poder Judiciário.

 

A frente da implantação das câmeras em vários municípios do Estado, inclusive, em Cacoal, o coronel PM Paulo Sérgio Vieira Gonçalves disse que nas cidades elas devem funcionar com autorização fornecida pelas câmeras e o executivo municipal através da Lei, ficando o controle a cargo da Polícia Militar e a manutenção sob a responsabilidade das Associações Comerciais e Prefeituras Municipais.

As imagens produzidas e arquivadas deverão ser restritas à investigação das Polícias, ou mediante requisição do Poder Judiciário ou Ministério Público, para a produção de provas nos casos previstos na Legislação vigente.

No Estado celgonçalves

Coronel PM Paulo Sérgio Vieira Gonçalves

Rondônia possui hoje 10 municípios que utilizam desta ferramenta tecnológica para maximizar a eficiência na execução do policiamento ostensivo e preventivo: Vilhena, Jaru, Cacoal, Colorado do Oeste, Porto Velho, Guajará Mirim, Costa Marques, Pimenteiras, Buritis, Nova Mamoré. Em fase de implantação nos municípios de Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste e Rolim de Moura.

Fotos 4º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *